domingo, outubro 24, 2021
InícioItaguaíVislumbrando novas possibilidades e oportunidades regionais

Vislumbrando novas possibilidades e oportunidades regionais

APROXIMAÇÃO Os entendimentos visando à dinamização dos negócios no estado do Rio de Janeiro, aproximando potenciais fornecedores, entre micro, pequenas e médias empresas às gigantes do mercado, como das industriais naval, da construção, da defesa, da construção civil, portuária e de negócios afins tiveram mais um capítulo na quarta-feira (10), dessa vez com foco em Mangaratiba, com a realização do evento “Diálogos do Desenvolvimento – Economia do Mar”.

O encontro virtual reuniu participantes do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e do Fórum de Fornecedores de Mangaratiba, que, por sua vez, integram o Polo Mar da Baía da Ilha Grande. A ideia foi, mais uma vez incentivar a conexão entre grandes empresas e fornecedores de Mangaratiba, aproveitando a experiência que o parla

APROXIMAÇÃO Os entendimentos visando à dinamização dos negócios no estado do Rio de Janeiro, aproximando potenciais fornecedores, entre micro, pequenas e médias empresas às gigantes do mercado, como das industriais naval, da construção, da defesa, da construção civil, portuária e de negócios afins tiveram mais um capítulo na quarta-feira (10), dessa vez com foco em Mangaratiba, com a realização do evento “Diálogos do Desenvolvimento – Economia do Mar”.

O encontro virtual reuniu participantes do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e do Fórum de Fornecedores de Mangaratiba, que, por sua vez, integram o Polo Mar da Baía da Ilha Grande. A ideia foi, mais uma vez incentivar a conexão entre grandes empresas e fornecedores de Mangaratiba, aproveitando a experiência que o parlamento carioca tem colhido ao longo de várias reuniões destinadas a incentivar o desenvolvimento do estado somando à ação desenvolvida pelo Sebrae, Fecomercio e Sanac que promove os Fóruns do Polo do Mar no estado.
A proposta do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da Alerj, é a de realizar uma série de diálogos com os fóruns de fornecedores de suprimentos locais de Itaguaí, Porto do Açu, Niterói, Mangaratiba e o Cluster Automotivo do Sul Fluminense para conhecer de perto os potenciais, oportunidades e gargalos que impedem o crescimento da base de fornecedores locais.
O objetivo desses encontros, que são viabilizados pela plataforma Teams, é o de discutir com os líderes do fórum de fornecedores/suprimentos faça uma apresentação sobre a atual governança, a agenda de trabalho, as oportunidades de crescimento e os principais obstáculos que precisam ser vencidos, bem como discutir as questões a respeito do legislativo que possam interagir com os executivos locais para abrir caminhos para ações pontuais da Alerj. Uma nova rodada de encontros está programada para a primeira quinzena de julho, com dia ainda a ser confirmado, e serão mediados pela secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha e pelo gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Renato Regazzi. Do encontro virtual em Mangaratiba participaram nomes como o de Daniel Mendonça, da ICN, Vitor Saboia, da Vale e da coordenadora regional do Sebrae-RJ, Patrícia Rocha; Geiza Rocha, da Alerj; Renato Regazzi, do Sebrae/RJ; Dulce Ângela, assessora do Senac, do Professor Alexandre, da UFRRJ, e Fecomercio, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Mangaratiba, Pedro Lemelle, que vem se empenhando na construção da cadeia produtiva de Mangaratiba, em parceria com o Sebrae, através da Coordenação da Baía da Ilha Grande. “A gente está numa posição estratégica, entre o Polo da Baía de Sepetiba e o Polo da Baía da Ilha Grande. O objetivo de nosso Fórum de Fornecedores é atuar para ambos, uma vez que estamos ali no meio do caminho. A gente vem contando com apoio de grandes empresas, e, claro, a gente está buscando uma oportunidade para que a micro, pequena e média empresa de Mangaratiba possa oferecer produtos e serviços, credenciando-se como fornecedores. Tudo vai depender da qualificação deles”, avalia o secretário.

Ideia é fomentar uma cadeia produtiva local.
Essa nova etapa da união de diferentes atores na construção de um desenvolvimento mais efetivo e sustentável do estado do Rio de Janeiro é marcada pela intercessão entre o que a Alerj está implementando através do Fórum de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e o que vem sendo planejado e executado pelo Sebrae, em parceria com Fecomércio e com o Senac. Esse entendimento teve início por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Itaguaí há cerca de cinco anos, quando o então secretário Marcelo Godinho liderou o movimento pela criação e consolidação de uma cadeia de fornecedores locais, a partir de sua capacitação para atender às demandas das grandes empresas com plantas industriais na região. Na quarta-feira houve a primeira participação da Alerj nessa conexão, que passa a ser chamada de “Diálogos do Desenvolvimento – Economia do Mar”. Essa união tem também as parcerias de empresas como a Mineradora Vale, a Itaguaí Construções Navais e a Companhia Siderúrgica Nacional. “Essa iniciativa foi muito boa para Mangaratiba, esse fortalecimento através da entrada do Poder Legislativo, porque o nosso Fórum de Fornecedores, que já tem o apoio do Sebrae, agora passa a ter mais um apoio e, também, vai passar a ter o apoio da Fecomércio, do Senac”, comemora Pedro Lemelle.

“O encontro de hoje deriva da Semana do Mar Conecta, referente à economia do Mar. Estamos dando prosseguimento ao excelente resultado que obtivemos na ocasião. A agenda de hoje está focada na questão do desenvolvimento de fornecedores”, comenta Renato Regazzi, Gerente da área de grandes e empreendimentos do Sebrae/RJ

“Essa iniciativa foi muito boa para Mangaratiba, esse fortalecimento através da entrada do Poder Legislativo, porque o nosso Fórum de Fornecedores, que já tem o apoio do Sebrae, agora passa a ter apoio da Fecomércio, do Senac”, diz Pedro Lemelle, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mangaratiba.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!