Vale é reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil para pessoas LGBT+ trabalharem

Empresa obteve nota máxima em pesquisa que identifica organizações com práticas de diversidade mais avançadas do país

A mineradora Vale acaba de receber a nota máxima na pesquisa HRC Equidade BR, que identifica as organizações com práticas de diversidade e inclusão LGBTI+ mais avançadas do país. O anúncio foi feito na última quarta-feira (19) na Feira DiverS/A, em São Paulo, e a mineradora conquistou posição de destaque após ser avaliada em critérios como a adoção de políticas de não discriminação, treinamentos e criação de grupos de afinidade. Realizado pela Human Rights Campaign Foundation e pelo Instituto Mais Diversidade, com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o estudo aponta as organizações com maior engajamento na pauta e que mais progrediram em relação à inclusão.

“Entrar para a lista da HCR Equidade BR é uma excelente notícia, que reconhece as nossas iniciativas e reforça que estamos no caminho certo. Temos nos empenhado muito, desde 2019, para ser uma empresa ainda mais diversa e inclusiva. Acreditamos que a diversidade é essencial para o negócio e queremos promover um ambiente de respeito e de segurança psicológica aos nossos empregados”, comemora Marina Quental, Vice-Presidente Executiva de Pessoas da Vale.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E a jornada de diversidade pela qual a mineradora vem passando também gera resultados significativos internamente. Gabriel Romão, que é empregado na área de Recursos Humanos e se reconhece como transmasculino, realizou a mastectomia e segue com a hormonioterapia, ambos totalmente custeados pela empresa.

Romão começou a trabalhar na Vale em janeiro deste ano e enfatiza a importância que a mineradora já tem em sua história. “A mastectomia é um procedimento caro e aqui eu tive a oportunidade de realizá-lo. Fui atendido por profissionais de referência no mercado, recebo acompanhamento psicológico e total apoio da empresa e da minha equipe. Posso dizer que a Vale mudou a minha vida. Hoje, após o sucesso da cirurgia e com a terapia hormonal, posso ser a minha melhor versão também no trabalho”.

AVANÇOS E CONQUISTAS

Elevar a conscientização na temática LGBTI+ e reforçar o respeito à orientação sexual e identidade de gênero, independentemente de crenças e valores pessoais, é uma das prioridades da Vale quando o assunto é Diversidade, Equidade e Inclusão. Desde 2023 a empresa faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento pelo respeito e promoção dos direitos humanos LGBTI+.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Internamente, a Vale conta com o grupo de afinidades LGBTI+, formado voluntariamente por empregados e empregadas. Por meio de suas experiências pessoais e visões de mundo, todos propõem discussões e ajudam a mineradora a ampliar seus olhares para o tema, desenvolvendo novas ações.

Outra iniciativa adotada pela empresa foi a expansão de sua carteira de benefícios: a hormonioterapia para transição de gênero e as cirurgias do processo transexualizador foram incluídos no plano de saúde dos empregados. Também há o investimento em campanhas internas e externas para ampliar a conscientização sobre a temática, letramento e o lançamento de materiais como o Guia LGBTI+, o treinamento antiLGBTFobia e trilha e guia de inclusão de Pessoas Trans.

A empresa também tem buscado, cada vez mais, garantir práticas, políticas e processos inclusivos. É garantido às pessoas trans o uso de seus nomes sociais em crachás, e-mails ou outros espaços. Na área de Recursos Humanos, há um time de aquisição de talentos letrado e treinado para levar em conta as diferentes dimensões de diversidade em todos os programas de porta de entrada e processos seletivos. Uma das mentorias já recebidas pelo time foi focada no recrutamento de talentos trans, abordando vieses inconscientes, perfil do público trans no mercado de trabalho, terminologias e interseccionalidade.

Desde 2021, a Vale também realiza no mês de junho a “Celebração Vale do Orgulho LGBT+”, que reúne lideranças e empregados de todo o Brasil para relembrar a história de luta e resistência desse grupo, avançando na construção de uma cultura de respeito e oportunidades iguais de desenvolvimento.

COMBATE À DISCRIMINAÇÃO

A Vale não tolera nenhum tipo de assédio, discriminação ou preconceito. A empresa estimula o diálogo aberto e transparente entre empregados e seus líderes e possui, ainda, um Canal de Denúncias que está disponível aos públicos internos e externos da Vale. A área responsável pelo Canal de Denúncias responde diretamente ao Conselho de Administração da Vale e, por isso, é imparcial em sua atuação e apuração dos casos. A empresa também tem um Canal de Acolhimento, que é uma ferramenta de escuta humanizada às vítimas, com atendimento feito por profissionais especializados de uma empresa independente.

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */