Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc
Encontro reuniu fazedores de cultura de quatro municípios para discutir a aplicação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc na Costa Verde
Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Secretaria de Cultura de Mangaratiba, aconteceu no Casarão da Reserva do Sahy e reuniu agentes culturais dos municípios da região da Costa Verde.
A escuta pública da Lei Aldir Blanc em Mangaratiba teve como objetivo abrir espaço para o diálogo entre poder público e fazedores de cultura dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty. A iniciativa buscou ouvir propostas, esclarecer dúvidas, debater desafios e compreender as realidades locais para orientar a alocação dos recursos destinados pela PNAB.
A Política Nacional Aldir Blanc, criada pelo Governo Federal como política pública permanente, tem como missão fortalecer a produção cultural em todo o território nacional. Os recursos destinados a estados e municípios visam fomentar a criação artística, valorizar os artistas locais e garantir o acesso democrático à cultura.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Cultura de Mangaratiba, Nelson Leite, a Presidente da Comissão Permanente de Editais do Fundo Estadual de Cultura, Tatiana Salomão, além de representantes culturais e produtores da Costa Verde.
Com o encontro, Mangaratiba reafirma seu compromisso com o desenvolvimento cultural da região, promovendo a escuta ativa e a participação popular na construção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.
Leia mais: Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.