UFRRJ: reitor pede ajuda ao governador por fornecimento de energia
A Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro elaborou um ofício para solicitar ajuda ao governador Claudio Castro (PL) e a todos os parlamentares – deputados estaduais e federais – do estado do Rio de Janeiro. O motivo do pedido de socorro seriam constantes problemas elétricos nas dependências do campus de Seropédica.
Com o título “Fornecimento intermitente de energia elétrica no campus Seropédica da UFRRJ”, o documento, cujo envio ocorreu no último dia 23, solicita que os políticos endureçam as cobranças à Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no município.
TRANSTORNOS
O ofício, assinado pelo reitor Roberto Rodrigues, ressalta que a Rural, mesmo sendo uma universidade de grande porte, não recebe atendimento à altura de uma “demanda crucial para a manutenção do regular funcionamento de nossa instituição” e que o cenário seria de “prejuízos significativos e desgastes à comunidade acadêmica”.
Dentre os transtornos, estão quedas constantes no fornecimento de energia, sobretudo em dias de chuvas e ventos repentinos, além de “avarias dos equipamentos elétricos de pequeno e grande porte, bem como nos equipamentos de informática”.
LEIA MAIS
Professor da Rural conta como é expor na França
Roberto Rodrigues reclama ainda que a Light não comparece com um plano de investimento para distribuição de energia na região, tampouco com a manutenção das instalações da rede elétrica no campus. As consequências seriam “postes elétricos em péssimo estado de conservação, transformadores obsoletos e a falta da execução de serviços de podas”.
ENCONTRO
Em fevereiro, o movimento estudantil Correnteza já reclamava de falta de energia elétrica nos alojamentos da UFRRJ em Seropédica. Segundo relato, entre os dias 22 e 23, as instalações ficaram sem o serviço por cerca de 24 horas.
O ATUAL procurou a Light em busca de um posicionamento, mas não obteve retorno.
Já a assessoria de comunicação da UFRRJ comunica que representantes da universidade e da concessionária têm um encontro marcado para a tarde dessa quinta-feira (6). O departamento só não soube informar se a reunião é um reflexo do envio do ofício.