Sonhos, metas e sustentabilidade marcam a volta às aulas em Seropédica
A volta às aulas no Colégio Estadual Barão de Tefé, em Seropédica, não foi apenas o reencontro de alunos e professores, mas o início de um projeto de vida diferenciado e voltado à reflexão.
Isso porque durante a recepção dos estudantes, ocorrida nesta segunda-feira (6), eles receberam cartões para que escrevessem seus sonhos e projetos, os quais foram presos a balões biodegradáveis para que ganhassem os céus ao som da música “Não deixe de Sonhar”, da banda Chimarruts, simbolizando um futuro de metas e objetivos para 2023.
A atividade se relaciona intimamente com a vocação da escola, que é o empreendedorismo, modalidade ofertada em horário integral que requer foco e metas. Além do ato simbólico, os professores e demais servidores da unidade organizaram ainda outras ações para os alunos, tudo com muita festa e animação.
Após a acolhida na quadra de esportes, os estudantes novos foram apresentados aos profissionais que irão acompanhá-los no ano letivo de 2023 e conheceram as dependências do Colégio.
Os calouros da primeira série do ensino médio aprovaram a recepção: “Foi muito acolhedor, achei que iríamos chegar, fazer fila e ir pra sala, mas foi diferente”, disse Ana Clara, 15 anos.
Lucas Gregório, de 14 anos, também comentou: “Nenhuma escola que estudei teve isso, só aqui. Gostei bastante!”.
MUDAS E EXPECTATIVA
Em seguida, cada estudante recebeu uma muda de ipês verdes e rosa-bálsamos, oferecidas pelo projeto Replantando Vida, fruto de uma parceria da escola com a Cedae. Eles podiam plantar onde quisessem, incluindo a horta da escola, uma maneira de simbolizar a nova caminhada, rumo a um futuro de mais oportunidades em um mundo mais sustentável.
Márcia Paiva, diretora da unidade, falou sobre as expectativas para 2023: “Essa acolhida foi um trabalho em equipe para que eles entendam que é preciso sonhar para poder realizar. Nossa escola já está com a capacidade máxima, atendendo não apenas os alunos do Ensino Médio Integral com Ênfase em Empreendedorismo, mas também os estudantes do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, no período noturno. Esperamos que seja um ano de renovação”.