Seropédica recebe corrida e caminhada contra a violência à mulher
Um dos problemas sociais que mais alarmam atualmente, com casos divulgados seguidamente na mídia, será alvo de uma mobilização em Seropédica no domingo (13). Às 9h, começa a Corrida e Caminhada Contra a Violência à Mulher, prova com percurso de 7 km e linhas de largada e chegada no portão do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As inscrições para participar dessa segunda edição (a primeira foi em 2021) já estão encerradas, mas é possível comparecer para acompanhar, gratuitamente.
Além de promover o esporte e estimular a atividade física, o evento – uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – pretende chamar a atenção não só de homens e mulheres da sociedade, mas também do poder público, para a importância de refletir e debater sobre o tema.
Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, houve registros de 73 casos de feminicídio e 185 tentativas no estado, entre janeiro e agosto deste ano. Já no mesmo período em 2021, foram 61 assassinatos e 173 tentativas.
Já na esfera nacional, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, com base em informações do setor de segurança pública no Brasil, mostra que, em 2021, os casos de agressão por violência doméstica aumentaram 0,6% em relação a 2020, com um total de 230.861 registros. O número de ameaças subiu 3,3%, com 597.623 casos.