Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade reúne municípios para discussão sobre gestão ambiental integrada
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, promoveu o I Encontro com Secretários de Meio Ambiente e Gestores Ambientais de todos os municípios fluminenses. Realizado na sede do órgão ambiental estadual, no Centro do Rio, o encontro simbolizou a união de forças para a conservação dos recursos naturais no longo prazo, e para a proteção da Mata Atlântica.
O evento, que contou com as presenças de centenas de gestores e lideranças ambientais, marcou a nova fase do desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, a partir da integração das gestões públicas estadual e municipais e do avanço da atuação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) no apoio das ações em nível local.
O secretário Altineu Côrtes ressaltou que o governador Wilson Witzel tem apoiado fortemente os municípios fluminenses, e afirmou que a secretaria está de portas abertas para receber e dialogar com os gestores municipais. “Inclusive, estamos estudando a criação do Núcleo de Atendimento à Governança Municipal. Uma das ações desse núcleo será a capacitação, sobretudo, para aprimorar o quadro técnico das prefeituras na atuação da emissão das licenças ambientais. E o nosso apoio já começou: vamos entregar para cada município fluminense um veículo para ajudar na logística de trabalho. Precisamos trabalhar de forma integrada, estado e municípios em prol do meio ambiente”, afirmou Côrtes.
Na ocasião, o secretário estadual assinou o termo de posse de três novos subsecretários: o subsecretário executivo, Eduardo Gameleiro; o subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Antônio Marcos Barreto; e a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Diane Rangel. O presidente do Inea deu as boas vindas aos secretários e prefeitos e ressaltou a importância da integração da secretaria com as prefeituras nas ações que visem à conservação do meio ambiente. “Os municípios podem contar com o nosso apoio. Precisamos unir forças em defesa do meio ambiente”, ressaltou.
O encontro também marcou a posse do secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Maurício Ruiz, como presidente regional da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma RJ). Maurício Ruiz aprovou a iniciativa da Seas, de integração com as prefeituras, e ressaltou que a deliberação veio em um momento importante, devido aos impactos decorrentes das mudanças climáticas no planeta.
Estiveram presentes ao encontro os prefeitos de Santa Maria Madalena, Carlos Alberto; de Conceição de Macabu, Cláudio Eduardo Linhares; de Guapimirim, Zelito; de Cachoeiras de Macacu, Mauro César; de Varre-Sai, Silvestre José Gorini; de Rio Claro, José Osmar; do Carmo, Cesar Ladeira; e de Mangaratiba, Alan Bombeiro, além de gestores ambientais de diversos outros municípios.