Sebrae Rio promove debate sobre plano de desenvolvimento para a Costa Verde
O Sebrae Rio reuniu no dia 6 de junho, no Hotel Fasano, em Angra dos Reis, os prefeitos de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty), representantes dos governos federal e estadual, além de entidades de classes para apresentar, avaliar e debater um plano de progresso para a região da Costa Verde. De acordo com a entidade, o Rio de Janeiro possui regiões com grande potencial turístico, e uma das que se destaca é a Costa Verde.
De acordo com pesquisa do Sebrae Rio, para 65% dos pequenos negócios falta um grupo estruturado que pense no desenvolvimento da região. Por este motivo, é apropriado avaliar e debater um plano de progresso para a região. Esse plano de ação foi dividido em três fases (curta: até 90 dias; médio: até 180 dias e longa: até dezembro de 2023), focado em seis pilares: qualificação, infraestrutura, ambiente de negócios, promoção, parcerias e governança.
“É uma honra iniciar essa agenda, que pretende transformar a Costa Verde em uma referência turística a nível nacional e internacional. Essa força-tarefa vai elaborar vários trabalhos com base nos dados que coletamos. Um dos principais pontos que descobrimos é a falta desse grupo estruturado. Precisamos atrair entidades para aumentar a capilaridade do desenvolvimento da região. O nosso objetivo é fortalecer os pequenos negócios e transformar a região, melhorar o ambiente de negócios, criar emprego e bem-estar social”, destaca Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
CASES DE SUCESSO
Durante o encontro, cases de sucesso de destinos turísticos foram apresentados como Gramado e a Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão), além do programa de Líder da Região no Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro. Esse programa tem como objetivo mobilizar, qualificar, capacitar e integrar as lideranças de todos os nove municípios que compõem a região, estimulando o alinhamento das demandas no plano local e a respectiva convergência das políticas públicas com ênfase na criação de ambiente favorável aos pequenos negócios, visando ao desenvolvimento regional sustentável. Os representantes de cada projeto mostraram como essas regiões foram transformadas em referências na cadeia produtiva.
“Essas regiões buscaram inovar, criar eventos, estabelecer parcerias com o poder público e desenvolver marcas que pudessem atrair turistas para a região. Hoje, esses destinos são referências. A Costa Verde possui uma população de mais de 436 mil habitantes com uma extensão de mais de 2,3 mil quilômetros quadrados. Um ponto-chave é mobilizar e sensibilizar a comunidade para os projetos regionais. Ela precisa ser ouvida e se sentir parte do processo de pertencimento local. Acreditamos na liderança e na força da região para promover suas potencialidades e transformar o futuro dos pequenos negócios”, complementou Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.
Para promover a região, o Sebrae elaborou uma rodada de debates temáticos com representantes do Senado, Ministério do Turismo, prefeitos, secretários dos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí, representantes do Sebrae Nacional, Sebrae Rio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Federação das Indústrias do Rio (Firjan), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Eletronuclear e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) . Foram escolhidos cinco temas, onde puderam apresentar propostas de melhorias para a região como qualificação e inclusão produtiva; infraestrutura e investimentos; ambiente de negócios e legislação; promoção e marketing territorial; e parcerias e governança.
SEGMENTOS ESTRATÉGICOS
A Costa Verde conta com atividades estratégicas que podem contribuir para o desenvolvimento local. De acordo com pesquisa do Sebrae, os principais segmentos estratégicos para promover a região são: artesanato, pescados, turismo, maricultura, economia criativa, cachaça, manutenção de embarcações, gastronomia, agroindústria.
No momento, 87% dos pequenos negócios da região possuem dificuldade na gestão financeira, 68% na gestão de pessoas e 61% em temas ligados a aspectos legais.
Vinte e sete por cento dos pequenos negócios da Região da Costa Verde não realizam ações de marketing digital.
Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae Rio: 58% – divulgam o negócio / produto em canais digitais; 48% – atende clientes nos canais digitais; 37% – vende pelas redes sociais, sites ou plataformas; 23% – monitora os resultados das ações digitais realizadas.
Na opinião dos empresários, este são os principais entraves ao crescimento da região: 65% – ausência de um grupo estruturado que pense no desenvolvimento da região; 50% – falta de infraestrutura em transporte público; 40% – falta de segurança; 40% – baixa qualificação de mão de obra; 38% – falta de infraestrutura em estradas municipais e rodovias; 34% – falta de manutenção nos equipamentos turísticos.