Sebrae divulga perfil etário de empreendedores fluminenses
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgou o resultado de uma pesquisa que detalha o perfil etário dos empreendedores do Rio de Janeiro. Com base nos dados da Pnad-C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), o instituto mostra como a faixa de idade pode definir a escolha pelo setor em que se vai empreender no estado.
Por exemplo, a informalidade está muito presente entre os que têm menos de 24 anos ou mais de 65. Cerca de 70% dos empreendedores nessas faixas trabalham de maneira informal.
Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio, alerta para a importância de se formalizar uma empresa: “Trazer sua empresa para a formalidade pode ser um fator-chave para crescer e abrir mercado, além de negociar melhores contratos com seus fornecedores”.
Já entre os donos dos pequenos negócios, 7% têm entre 18 e 24 anos; 24% entre 25 e 34 anos; 24% entre 35 e 44 anos; 22% entre 45 e 54 anos; 17% entre 55 e 64 anos; e 7% de 65 anos OU mais. Em todas as faixas, os homens são maioria em relação às mulheres.
COMÉRCIO EM ALTA
Também em todas as faixas o comércio é o setor mais procurado por donos de empresas. Em contrapartida, a agropecuária é o que menos recebe recursos de empreendedores, com um percentual que varia entre 1% e 3% das empresas no estado.
Quanto a tempo de funcionamento, a maioria das empresas, independentemente de faixa de idade do dono, está em atividade há mais de dois anos. Em relação à formação educacional dos empreendedores, os dados são os seguintes: entre 18 e 54 anos, o maior percentual tem ensino médio completo ou incompleto; entre 55 e 64 anos estão com ensino fundamental completo ou incompleto; e acima dos 65 anos possuem o fundamental completo ou incompleto.