Saúde de Mangaratiba inicia ação do Agosto Lilás nas ESFs
A Secretaria de Saúde Mangaratiba lançou uma iniciativa fundamental como parte da campanha ‘Agosto Lilás’, que visa reforçar o fim da violência contra a mulher. Com início nesta quinta-feira (10), e coincidindo com o 17º aniversário da Lei Maria da Penha, uma série de discussões interativas intitulada “Fui agredida, e agora?” será realizada ao longo do mês nas unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF) espalhadas pelo município. A sessão inaugural aconteceu na unidade Praia do Saco.
Coordenado pela enfermeira chefe da ESF, Juliana Vitor, o evento contou com a divulgação de panfletos informativos e a apresentação de um vídeo abrangente destacando diversas formas de violência contra a mulher. Destaque também para a participação de Isabel Costa, adepta responsável técnica da Arte Viva. “Hoje estamos aqui para instruir as pessoas, pois é muito importante informar as mulheres sobre os abusos e como devem buscar ajuda. Nosso compromisso é o acolhimento humanizado e oferecer o suporte necessário”, disse.
Aurelina Motta, 70 anos, moradora da Praia do Saco, destacou a importância dessa empreitada. “Acho realmente muito válida essa palestra para abrir a mente das pessoas. Orientação sobre os tipos de abusos e o que deve ser feito é essencial para quem vive isso”, afirmou.
PRÓXIMAS RODAS DE CONVERSA
15/08 – Praia Grande
15/08 – Itacuruçá
16/08 – Centro
17/08 – Jaguanum
21/08 – Ingaíba
23/08 – Junqueira
23/08 – Nova Mangaratiba
23/08 – Serra do Piloto
24/08 – Muriqui
25/08 – Conceição de Jacareí
29/08 – Ibicuí
29/08- Gamboa
30/08 – Itacurubitiba
31/08 – São Sebastião (Muriqui)