Santa Cruz celebra conquista de Bairro Imperial no sábado (16) com megaevento
O sábado (16) será de festa no mais novo bairro imperial da cidade. Com a participação de mais de 400 artistas e 70 expositores, será realizado das 12h às 22h, o megaevento cultural “Santa Cruz Bairro Imperial: abertura do Bicentenário da Independência no novo Bairro Imperial do Rio”. Haverá espetáculos gratuitos de dança, teatro, circo e música com artistas da região, além da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, oficinas de artes, exposição de artesãos e desfile de moda sustentável. Segundo os organizadores, são esperadas de duas mil a três mil pessoas.
Uma realização do Projeto Descubra Santa Cruz, o evento é o primeiro de seis planejados após o reconhecimento de Santa Cruz como Bairro Imperial, por lei municipal promulgada em maio, sendo parte das comemorações na região do Bicentenário da Independência do Brasil. O evento é patrocinado pela Ternium, produtora de aço localizada em Santa Cruz, e da Riotur/Prefeitura do Rio. As apresentações serão em frente ao antigo Palácio de Veraneio da Família Real e Imperial do Brasil, atual Batalhão Villagran Cabrita.
AS ATRAÇÕES
Uma das atrações da jornada cultural serão as bandas marciais. Às 16h15m, haverá a apresentação da banda do Colégio Apollo 12 e, depois, ao pôr do sol, será a vez da tradicional banda do Corpo de Fuzileiros Navais. A programação inclui ainda shows do cantor Weber Werneck,Psé e bloco Batucandô, além de números de dança árabe e encenação teatral narrando a importância do bairro de Santa Cruz para a História brasileira.
“Nosso objetivo é colocar o bairro de Santa Cruz no mapa turístico do Rio em cinco anos com várias ações, como educação patrimonial, palestras em escolas e caminhadas culturais. Aqui na região existem mais de 50 patrimônios históricos e culturais (entre eles, a Casa do Vice-Rei e a Ponte dos Jesuítas). E o evento vai chamar a atenção para a importância de Santa Cruz na História do país, além de mostrar as potencialidades dos artistas e projetos locais”, afirmou Andressa Lobo, coordenadora do Projeto Descubra Santa Cruz, lembrando como Petrópolis, a Cidade Imperial, valoriza o seu patrimônio histórico.
IMPERIAIS
Antes, São Cristóvão, na Zona Norte, era o único bairro do Rio com o título de imperial. A região recebeu o título em 2008, quando foi celebrado outro bicentenário: a chegada da família real ao Brasil. Agora, Sant Cruz foi coroado com o reconhecimento.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
10h30 – Missa comemorativa
1h30 – Instituto
12h00 – Daniel Arantes EDAR
12h10 – Ecolooks
12h30 – Weber Werneck
14h30 – Mineiro-Pau
15h15 – Circo / Palhágicos
16h15 – Banda Marcial Apollo 12
16h50 – Tradições / Cedicun
17h30 – Banda Marcial Corpo de Fuzileiros Navais
17h40 – Dança árabe
18h00 – As Marimas
18h30 – Grupo Teatral Etta
19h00 – Baque Mulher
19h40 – Pedro e Felipe
20h00 – Psé e Bloco Batucandô
21h00 – Concentra Imperial