Rural: programa beneficia 50 idosos em Seropédica
O Programa de Educação pelo Trabalho (PET) para Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem se mostrado um aliado da população do entorno da universidade. Sobretudo, os mais velhos. Recentemente, por exemplo, duas ações de atuação permanente levaram diversos benefícios a cerca de 50 idosos, segundo a UFRRJ.
No último dia 14, o projeto de extensão universitária, mantido por meio de bolsas do Ministério da Saúde, promoveu uma série de atividades junto aos idosos. Por exemplo, medida da glicemia e da pressão arterial, distribuição de material educativo e avaliação física aprofundada.
O grupo, que atua especialmente na área de doenças crônicas, teve a participação de estudantes e preceptores de Farmácia e de Educação Física, além de alunos voluntários. A coordenação foi da professora Luciana Brito, e a tutoria, do professor Rodrigo Lema.
CONTRA FAKE NEWS
Já no dia 19, o grupo responsável pelo tema Gestão e Atenção à Saúde com foco na pandemia de Covid-19 realizou uma ação para combater notícias falsas sobre o assunto. A equipe, coordenada pelo professor Luciano Alonso e sob tutoria do professor Aureliano Lopes, esteve no Núcleo da Melhor Idade do bairro Parque Jacimar.
Lá, realizaram uma roda de conversa sobre sintomas gripais, cuidados e prevenção da gripe, de COVID-19 e, também, a importância da vacinação.
A expectativa dos coordenadores é que os participantes compartilhem as informações às quais teve acesso com toda a comunidade.
Segundo a UFRRJ, o Ministério da Saúde pretende lançar um novo edital do programa em 2023.