RJ tem mais de 90 mil empregos formais gerados no 1º semestre
Em junho, foram criadas 17.229 novas vagas, representando um aumento de 31,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior
Nos últimos 12 meses, de julho de 2023 a junho de 2024, o Estado do Rio de Janeiro manteve a segunda posição no ranking nacional de geração de empregos. Em junho ocorreu a criação de 17.229 novas vagas, representando um aumento de 31,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, quando 13.142 postos de trabalho foram gerados. Esses dados, divulgados na terça-feira (30/07) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, são provenientes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Segundo o governador Cláudio Castro, “o Rio de Janeiro está experimentando um período de crescimento econômico. Estamos atraindo investimentos para todas as regiões do estado, batendo recordes sucessivos na abertura de empresas, e apenas no primeiro semestre deste ano, criamos 90.857 empregos formais, conforme o Caged. Novos negócios geram novos empregos, que impulsionam a economia e proporcionam renda para os trabalhadores, impactando positivamente a qualidade de vida da população.”
Comparado ao primeiro semestre do ano passado, quando se acumularam 74.024 postos de trabalho formal, houve um aumento de 22,7% em 2024. Nos últimos 12 meses, houve a geração de 171.496 empregos. Desse modo, o Rio permanece em posição de destaque em relação à maioria dos outros estados brasileiros.
Desafio do RJ é a empregabilidade
Além disso, o secretário de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, afirmou: “Estamos planejando ações para aumentar a empregabilidade. Aliás, essa foi uma recomendação do governador Cláudio Castro, que pretendo cumprir. Vamos investir na qualificação profissional para haja o preenchimento de todas as vagas divulgadas semanalmente”.
A análise do Novo Caged, conduzida pelo Observatório do Trabalho da secretaria, revelou que todos os cinco grupos de atividade econômica apresentaram saldo positivo em junho. O destaque, inegavelmente, ficou para os setores de Serviços (9.692), Comércio (2.961) e Indústria (2.516). Entre os municípios do RJ, o Rio de Janeiro liderou com 6.519 novos postos de trabalho. Em seguida vieram Niterói (1.152), Duque de Caxias (1.150), Macaé (1.100) e Campos dos Goytacazes (1.035).
Em termos de gênero, os homens ocuparam 57,4% das vagas, enquanto as mulheres preencheram 42,6%. Por faixa etária, o maior saldo de vagas foi entre pessoas de 18 a 24 anos. Já em termos de escolaridade, quem tinha Ensino Médio ocupou a maioria dos postos de trabalho.
Confira outras notícias sobre o Rio de Janeiro clicando aqui.