Rio ganha delegacia contra crimes raciais e intolerância
SEGURANÇA
O Estado do Rio de Janeiro passará a contar, a partir desta quinta-feira, com a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Em agosto deste ano, o interventor na segurança pública no estado, general Walter Braga Netto, assinou o decreto, que é de autoria do deputado Átila Nunes (MDB). A nova unidade terá a finalidade principal de investigar ocorrências nos casos de crimes de preconceito racial e de intolerância. Essa iniciativa é de extrema importância, pois assegura todos os direitos aos cidadãos.
A nova delegacia especializada ficará no mesmo prédio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Delegacia da Criança e Adolescente Vitima (DCAV), na Rua do Lavradio, 155, Lapa. O delegado que ficará à frente da Decradi será Gilbert Stivanello.
A criação da Decradi considerou “as políticas públicas efetivadas pela União e pelo estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento de casos de racismo, xenofobia, intolerância religiosa e demais formas de discriminação”, disse parte do decreto.
A Decradi será implantada sem aumento de despesas para a Polícia Civil, principalmente em termos de despesas com pessoal. A unidade ficará subordinada ao Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e será inserida no programa Delegacia Legal.