quarta-feira, janeiro 26, 2022
InícioItaguaíReta teve dia de atividades culturais

Reta teve dia de atividades culturais

O sábado (19) foi de muitas atividades culturais na Reta, em Itaguaí. Pela primeira vez, a Praça Delfim Marra de Oliveira foi ocupada pela programação do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos, que tem o patrocínio da Vale e apoio do Ministério da Cidadania. O evento fez alusão ao mês das crianças, com oficina gratuita de pintura de rosto com o Grupo Zóio da Arte, roda de capoeira, feira de artesanato com o projeto Itaguaí Art’s e Gastronomia. A programação contou ainda com a roda de crochê, ministrada pela Associação Olho da Arte, que tem o objetivo de confeccionar gorros a serem destinados a uma instituição ainda a ser definida.

O dia também foi contemplado com apresentações de música da Corporação Musical Maestro Ilson de Lima, junto com os alunos das escolas municipais Prefeito Abeilard Goulart de Souza, Professora Elmira Figueira e Vereador Galliaço Prata, que fazem parte do Eixo 2 do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos. Além disso, teve teatro com o Despertando e com alunos do Ciep 496 Maestro Francisco Mignone, que faz parte do Eixo 1 do projeto, chamado de Ativa Escola. Os alunos da E.M Professora Severina Dos Ramos de Sousa, em Coroa Grande, apresentaram o espetáculo circense elaborado por eles durante as oficinas da Turma em Cena, por meio do Eixo 2 do projeto.

As crianças participaram ainda do “Cineminha”, com os vídeos das edições anteriores do projeto e filmes produzidos por alunos das escolas municipais que receberam o Ativa Escola no primeiro semestre. A próxima edição do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos está marcada para o dia 16 de novembro, a partir das 10h, na Praça CEUs, em Chaperó. E o último evento de 2019 será no dia 21 de dezembro, na Praça Elvira Cicarino, nos Prédios.

Em 2018, por 10 meses, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, com o patrocínio da Vale e em parceria com o então Ministério da Cultura, levou diversas atividades culturais gratuitas para diferentes pontos da cidade homenageando e contando a história do bicentenário de Itaguaí.  Em maio deste ano, agora com o nome “Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos”, o projeto voltou com as ações culturais, seguindo nas praças e nas escolas do município, até dezembro, desenvolvendo trabalhos de música, teatro e dança, além de fomentar o artesanato local com capacitações semanalmente.

FOTOS DIVULGAÇÃO
O CINEMINHA apresentou vídeos de edições anteriores e filmes produzidos por alunos
Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!