Renato Regazzi lança livro em Portugal

O último dia 11 de março e a Livraria da Travessa, em Lisboa, foram a data e o local escolhidos para o lançamento em terras lusitanas do livroEconomia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal” (Editora Senac), uma seleção de textos organizada por Renato Regazzi e Dulce Ângela Procópio sobre um contexto econômico que tanto tem a dizer tanto para o Brasil quanto para Portugal. Ambos os países têm litorais historicamente relevantes e poderosos, fato que nunca escapou da percepção de Regazzi, que é colunista da edição digital do Jornal Atual todos os sábados e sempre brinda os leitores com reflexões sobre o que se tem chamado de “a potência azul”, ou seja, o mar.

Mais de 70 pessoas estiveram presentes ao evento na charmosa capital portuguesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Precisamos cada vez mais focar na necessidade do desenvolvimento da consciência marítima na população para impulsionar o “crescimento azul” por meio da tecnologia, inovação e colaboração”, costuma dizer repetidamente Renato. Ele agradeceu primeiro a sua colega organizadora da obra: “Nada disso teria acontecido sem o trabalho e resiliência de nossa amiga organizadora e autora do livro, a Dulce Ângela Procópio Fecomércio/Senac”. Sobre o evento na tradicional livraria lisboeta, ele comentou: “Foi uma energia que não tenho palavras para descrever”.

Renato Regazzi autografa a obra para um comprador em Lisboa: livro sobre economia do mar agora é uma publicação internacional da Editora Senac (Divulgação)

Estiveram presentes o Presidente da Águas do Rio – Alexandre Bianchini; o Prefeito de Paraty – Luciano Vidal; do Conselheiro do Sebrae – Jorge Ávila e o Subsecretário de estado de Energia e Economia do Mar do RJ – Marcelo Filipe.

Renato Regazzi também aproveitou para agradecer ao Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio e Presidente da Facerj – Robson Carneiro; ao Presidente do Sistema Fecomércio – Antônio Florêncio de Queiroz e ao Diretor do Senac – Sergio Ribeiro “pela produção do referente livro por meio da editora Senac, que devido a excelência de seus líderes e equipe, proporcionaram a confecção dessa importante e agora internacional publicação”.

Sobre o livro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O livro “Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal” explora as oportunidades, os desafios e as perspectivas da economia azul: um campo em franco crescimento, que busca conciliar desenvolvimento econômico e territorial com conservação dos recursos marinhos, sempre voltado à sustentabilidade.

Leia e veja mais sobre Renato Regazzi e sobre o livro no link abaixo:

https://jornalatual.com.br/itaguai/editora-senac-rio-lanca-o-livro-economia-do-mar-uma-estrategia-de-desenvolvimento-sustentavel-brasil-portugal/

Na obra, definições e temas relacionados com economia do mar sustentável abordam as tendências de negócios e o empreendedorismo azul, um paradigma econômico inovador, como impulsionadores de novas oportunidades de trabalho, emprego e renda.

Em paralelo, e com igual relevância, apresentam-se cases do Rio de Janeiro e de Portugal sobre financiamento, governança ambiental e social, dinâmica econômica nos territórios marítimos, além de setores-chave como pesca, aquicultura, biotecnologia, energia, economia da praia, esportes, turismo e gastronomia do mar. Exibe-se, então, o panorama no estado do Rio de Janeiro e atravessa-se o Atlântico para explicar a dinamização em Portugal: referência internacional no tema. Essas sinergias setoriais e parcerias colaborativas e convergentes são essenciais para consolidar a economia do mar e alavancar o crescimento de ambos os países e das demais nações de língua portuguesa.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */