Reitor e secretário conversam sobre novas linhas para atenderem à UFRRJ
O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Roberto Rodrigues, foi recebido, na terça-feira (15), pelo secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, Washington Reis. Na reunião, eles discutiram a possibilidade de criação de novas linhas de ônibus intermunicipais que tenham o compus de Seropédica como destino final ou parte do trajeto.
O reitor falou sobre o encontro e a receptividade do pedido ao secretário. “Apresentei ao secretário a dificuldade de mobilidade urbana enfrentada por nossos estudantes, o que vem provocando aumento da evasão”, disse Roberto Rodrigues. “Obtivemos uma resposta positiva, com a promessa de que teremos algumas linhas circulando em Seropédica”, acrescentou o reitor.
Em relação à criação das novas linhas de ônibus, o secretário Washington Reis divulgou em seu perfil no Instagram que já solicitou ao presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) um estudo e futura implementação, para que os estudantes tenham opções de transporte para o local.
Além do reitor e do secretário, participaram da reunião o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Leandro Dias; e o prefeito universitário Paulo Chaves.
LIGAÇÃO FERROVIÁRIA
A conversa entre o reitor e o secretário avançou para outro tema bem mais complexo, que inclui a possibilidade de uma ligação ferroviária, inclusive com a implantação de uma estação no interior do campus da UFRRJ. O tema veio à tona no mesmo dia em que a Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense foi lançada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de debater a logística do transporte ferroviário e formular políticas públicas voltadas para o setor. “Também debatemos um projeto futuro, com participação da universidade, que teria como objetivo analisar a viabilidade de uma estação de trem dentro da Rural, integrada à estação de Japeri”, adiantou o reitor.