quinta-feira, outubro 21, 2021
InícioItaguaíRede de Proteção é tema de seminário em Mangaratiba

Rede de Proteção é tema de seminário em Mangaratiba

Encontro teve como objetivo mobilizar o compromisso da política pública e educacional de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes A Secretaria de Educação de Mangaratiba, através da Diretoria de Assistência Integral ao Educando (DAIE), realizou nesta quinta-feira (31) o Seminário da Rede de Proteção, com o tema central ‘O Conselho Tutelar como parceiro indispensável da escola’. O encontro teve como objetivo mobilizar o compromisso da política pública e educacional de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. O evento foi realizado no salão de convenções do Hotel Portobello e contou com a presença do prefeito Alan Bombeiro, do secretário de Educação Valdemar Neto, da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Cecília Cabral e do representante do Conselho Municipal dos Direitos da C

Encontro teve como objetivo mobilizar o compromisso da política pública e educacional de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

A Secretaria de Educação de Mangaratiba, através da Diretoria de Assistência Integral ao Educando (DAIE), realizou nesta quinta-feira (31) o Seminário da Rede de Proteção, com o tema central ‘O Conselho Tutelar como parceiro indispensável da escola’. O encontro teve como objetivo mobilizar o compromisso da política pública e educacional de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

O evento foi realizado no salão de convenções do Hotel Portobello e contou com a presença do prefeito Alan Bombeiro, do secretário de Educação Valdemar Neto, da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Cecília Cabral e do representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), José Carlos Tavares.

Profissionais da Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social e Direitos Humanos que atuam na proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes assistiram a  duas palestras. A primeira com a assistente social, Priscila Lima, que abordou o tema: ‘Qual o papel do Conselho Tutelar no Sistema de garantia de Direitos’. Em seguida, o psicólogo Marinaldo Santos falou sobre “Quando os problemas que envolvem os alunos fogem da competência da escola”.

Após as palestras a conselheira tutelar Maria das Graças apresentou o panorama de atendimento do órgão. As demais conselheiras e os conselheiros eleitos para o próximo ano também prestigiaram o evento.

De acordo com prefeito Alan Bombeiro,  o momento é para todos estarem comprometidos com a mesma causa. “É de extrema importância trabalhar em rede, onde cada um faz a sua parte e respeita a do outro, com o objetivo de trabalhar em prol das nossas crianças. Juntos somos mais fortes”.

O secretário Valdemar Neto ainda acrescentou: “Nasce da necessidade de se efetivar um trabalho em rede onde todas as entidades possam estreitar laços e firmar parcerias entre si e com a rede municipal de Educação”.

Segundo Gerlaine da Fonseca, diretora do DAIE os educadores, agentes que atuam diretamente com crianças e adolescentes, muitas que passam por situações de violência, negligência, abandono ou vulnerabilidade social, precisam conhecer e compreender o funcionamento da Rede de Proteção, para saber o que, como e a quem recorrer em situações como as descritas. 

Cecília Cabral agradeceu o prefeito pelo comprometimento com as crianças e adolescentes. “Nós estamos acompanhando o seu empenho para proporcionar qualidade de vida para as crianças e adolescentes”.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!