Quilombo da Marambaia elege novo presidente para o biênio 2024-2026
Fábio Marçal retorna à presidência da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia após cinco anos
Em eleição realizada no último domingo (18), a Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar) escolheu seu novo presidente para o biênio 2024-2026. Fábio Marçal, ex-presidente da Arqimar de 2017 a 2019, foi eleito com 74 votos, derrotando a atual presidente, Jaqueline Alves, que obteve 42 votos, num total de 116 votos válidos.
A votação começou por volta das 11h30 e foi encerrada às 16h, com apuração dos votos logo em seguida. Fábio Marçal, que concorreu pela Chapa 1, assumirá oficialmente a presidência da Arqimar em uma cerimônia marcada para o dia 1º de setembro, às 10h, na sede da associação.
Em entrevista ao Atual, Fábio destacou que sua gestão será pautada na transparência e no diálogo constante com a comunidade. Ele planeja retomar as celebrações do Dia da Consciência Negra nas ruínas da senzala de engorda na praia da Armação e dar continuidade ao processo de implantação do Ensino Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que já está avançado.
Além disso, Fábio pretende focar nas questões juridicas referentes a licenciamento ambiental para novas moradias e na geração de emprego e renda para a comunidade, que tem a pesca como principal fonte de sustento. Ele enfatizou a importância de buscar parcerias com os poderes públicos e a iniciativa privada, sempre ouvindo as necessidades e prioridades dos moradores das 13 praias da ilha. “Meu objetivo é entender a situação atual da associação e, em dois anos, convocar novas eleições. Quero ouvir a todos e garantir que as prioridades da comunidade sejam atendidas”, afirmou Fábio Marçal, concluindo que “a comunidade está em festa”.