Projetos para agricultura familiar e turismo apresentados na Ilha da Marambaia
Prefeito e secretário de Turismo de Mangaratiba apresentaram os projetos durante encontro com o comandante do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia
PROPOSTAS A Prefeitura de Mangaratiba informou que está elaborando projetos para incentivar o desenvolvimento sustentável na Ilha da Marambaia. De acordo com a prefeitura, as propostas foram pauta de um encontro realizado entre o prefeito Alan Bombeiro, o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Luís da Matta, e o comandante do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim), capitão de mar e guerra (FN), André Duarte Canellas.
Ainda de acordo com a prefeitura, durante a reunião, que aconteceu no domingo (21), o prefeito Alan Bombeiro apresentou projetos voltados ao investimento da agricultura familiar e ampliação do turismo sustentável na região. As iniciativas vão envolver toda a população da Ilha para incentivar a criação de uma fonte responsável de geração de renda e de incentivo à economia local.
O prefeito e equipe da secretaria também aproveitaram para visitar a sede da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), onde participaram de um almoço típico e assistiram a manifestações culturais com apresentação de jongo. “Ainda estamos em pandemia, mas, para implantar qualquer melhoria, o primeiro passo é o planejamento. Estivemos na Ilha da Marambaia para apresentar nossosprojetos e ouvir o Cadim, as comunidades quilombolas e os moradores. Precisávamos do apoio deles para dar um próximo passo no nosso planejamento de desenvolver a agricultura familiar e o turismo sustentável. Saímos de lá animados e vamos seguir em frente”, pontuou o prefeito.
Já o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Fernando da Matta, evidenciou que os projetos também vão ajudar a valorizar a cultura da Ilha da Marambaia. “Todo mundo merece conhecer a beleza da cultura quilombola, mas, isso tem que fazer parte de projeto turístico ordenado e que ajude a preservar a beleza da região”, ressaltou.