CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Projeto Horta Escola, iniciativa do Porto Sudeste, acolhe crianças e jovens da Apae Itaguaí

A Casa Porto, espaço idealizado pelo Porto Sudeste, recebeu na terça-feira (18), alunos e professores de escolas municipais e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae Itaguaí – em um evento repleto de conscientização, inclusão e acolhimento. Os convidados participaram do evento de nomeação dos multiplicadores do projeto Horta Escola, uma ferramenta que investe na educação ambiental de colaboradores e moradores da região.

Promovido pela empresa, o programa propõe a implantação de uma horta coletiva de forma a estimular a adoção de hábitos saudáveis e sustentáveis, e reforçar a responsabilidade individual na preservação do meio ambiente. A ação incentiva a troca de conhecimentos, valores, habilidades e experiências para encorajar mudanças de atitudes dos participantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o evento, houve o plantio de flores na Casa Porto e a entrega simbólica dos diplomas para os multiplicadores indicados pelas instituições de ensino.

Pronta para compartilhar o aprendizado, a estudante Maria Eduarda Coutinho, conhecida como Duda, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Elmira Figueira, está empolgada para ser uma das peças fundamentais do projeto. “Estou muito animada. Vai ser muito legal ser uma multiplicadora. Eu amo plantas e quero passar tudo o que aprendi para os meus amigos. A gente é uma turma bem chegada e acho que por isso vai ser tudo mais fácil”, disse.

MULTIPLICADORES

O grupo de multiplicadores é formado por alunos de diversas unidades de ensino do município, e fica responsável por disseminar o conhecimento em educação ambiental para os colegas de escola, amigos e familiares. Rosangela Maria, mãe da Duda, tem certeza de que a filha vai se sair muito bem nesse desafio. “A Duda é uma criança muito esperta, e as atividades farão com que ela fique mais calma e mais feliz. Eu amo a natureza, me faz muito bem mexer com plantas e com a terra. Quando estou triste, é uma terapia que me ajuda muito”, comentou.

O Horta Escola já conta com a participação de idosos da região e de alunos das escolas municipais, entre eles, a Elmo Baptista Coelho, que fica na Ilha da Madeira, bem perto da Casa Porto e do terminal. Agora, em 2023, o projeto terá uma versão inclusiva, com atividades voltadas também para os alunos da Apae-Itaguaí. Segundo Daniele Bezerra, analista de Responsabilidade Social do Porto Sudeste, o intuito é que eles possam aprender sobre a importância da alimentação saudável e dos cuidados com o meio ambiente.

AUTOESTIMA ELEVADA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com muita responsabilidade, acreditamos e investimos nas pessoas que trabalham e vivem no entorno da nossa empresa. Realizamos ações focadas na preservação do meio ambiente e, para isso, é fundamental a participação de todos. Ficamos muito felizes por estarmos mais próximos dos alunos da Apae este ano, e temos certeza de que vamos aprender muito com eles, que sempre demonstram muito carinho e respeito pela natureza e toda sociedade”, ressaltou Daniele.

Para Fabíola da Conceição, representante da Apae-Itaguaí, a parceria com o Porto Sudeste vai muito além de ensinar a cuidar da horta, pois as atividades trabalham a autoestima de todos aqueles que são acolhidos pela associação. “Com esse projeto, nossos atendidos podem ter um grande desenvolvimento motor, e ainda vai mexer, principalmente, com o comportamento, os sentimentos e a autoestima deles. Será muito valioso ter mais esse aprendizado na Apae. Com a nossa própria horta, os alunos terão alimentos plantados pelas próprias mãos, e ainda vão levar tudo o que eles aprenderam para casa, para as suas famílias”. O projeto Horta Escola 2023 é uma ação do Porto Sudeste realizada em parceria com a comunidade, Apae-Itaguaí e secretarias municipais de Assistência Social e de Educação e Cultura de Itaguaí.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com