sexta-feira, outubro 22, 2021
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Projeto de logística que ligará Barra Mansa ao Porto de Itaguaí é apresentado

Expansão
O ‘Porto a Porta’, uma solução de logística integrada que pretende fazer a ligação direta, via linha férrea, entre Barra Mansa e o terminal Sepetiba Tecon, no Porto de Itaguaí foi discutido na segunda-feira (26), durante evento realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap BM). O projeto foi comentado pelos representantes de três empresas homenageados por contribuir para o desenvolvimento econômico de Barra Mansa: Multitex, MRS Logística e Sepetiba Tecon. O novo terminal, que leva o nome de Floriano Tecon graças à sua localização, já opera experimentalmente com transporte de produtos siderúrgicos.

De acordo com presidente da Multitex, Luiz Armando Carneiro, o terminal iniciará suas operações com containers a partir de janeiro de 2019. “Existe ainda mui

Expansão

O ‘Porto a Porta’, uma solução de logística integrada que pretende fazer a ligação direta, via linha férrea, entre Barra Mansa e o terminal Sepetiba Tecon, no Porto de Itaguaí foi discutido na segunda-feira (26), durante evento realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap BM). O projeto foi comentado pelos representantes de três empresas homenageados por contribuir para o desenvolvimento econômico de Barra Mansa: Multitex, MRS Logística e Sepetiba Tecon. O novo terminal, que leva o nome de Floriano Tecon graças à sua localização, já opera experimentalmente com transporte de produtos siderúrgicos.

De acordo com presidente da Multitex, Luiz Armando Carneiro, o terminal iniciará suas operações com containers a partir de janeiro de 2019. “Existe ainda muito a ser feito com relação às instalações e à estrutura do Floriano Tecon. Vamos iniciar em janeiro, mas estimamos que o terminal só esteja em pleno funcionamento no final de 2019”, declarou Luiz Armando, acrescentando que as operações terão preço fixo conhecido no ato da contratação. O terminal terá capacidade para 4.500 containers por mês antes das obras de expansão, previstas para começarem no início de 2020. Luiz Armando contou ainda que empresa pretende ter uma concessão da Receita Federal para viabilizar e facilitar o processo de exportações. “Já temos a facilidade do Sepetiba Tecon ser um terminal que oferece ‘one stop shop’, ou seja, todos os serviços em um único lugar. Mas, para tornar o processo ainda mais rápido, queremos oferecer facilidade na hora de exportar”, explicou.

Para Rodrigo Napoleão, gerente comercial da MRS Logística, é preciso mudar a percepção popular sobre a presença das ferrovias nas cidades. “O transporte ferroviário de cargas gera empregos, desenvolvimento e ajuda a girar a economia das áreas por onde o trem passa, além de ser uma opção mais eficiente e sustentável. Estamos muito empolgados com essa nova operação que vai ligar o Porto de Itaguaí a Barra Mansa e muito felizes pela honra que é poder operar os trens que farão o trajeto”, comentou.

O diretor da Sepetiba Tecon, César Maas, reiterou os benefícios do transporte ferroviário e disse ainda que aposta no desenvolvimento da região a partir do novo empreendimento. “As empresas que optam pelo transporte ferroviário de suas cargas notam uma grande redução em sua pegada de carbono, o que pode ajudá-las a conseguir redução no ICMS, sendo assim, economicamente interessante. Há algum tempo já queríamos trazer o trem do porto para a região, que está em um local privilegiado no eixo Rio-SP-BH, e carece de uma solução logística de qualidade”, expôs o diretor.

Desenvolvimento

Para Denyse Singulani, presidente da Aciap BM, a instalação do terminal representa um marco no desenvolvimento de Barra Mansa. “O ‘Porto a Porta’ irá beneficiar imensamente o setor produtivo da região e trazer mais e mais desenvolvimento econômico para o município”, comemorou.

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