Projeto de inclusão atende crianças com deficiência em Itaguaí
Itaguaí é uma das três cidades no país que recebem, desde o ano passado, o projeto Brasil Diversidade II. Somente no município fluminense, a iniciativa do Instituto Incluir oferece diversos serviços e atividades a 26 crianças e jovens com deficiência.
A proposta do projeto – que também está em Parapuebas (PA) e Ipatinga (MG) – é utilizar o esporte como ferramenta de educação e inclusão da pessoa com deficiência.
Em Itaguaí, devido a uma parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Esportes e Turismo, o Brasil Diversidade II se desenvolve na Praça CEUs, gleba B em Chaperó.
Lá, as equipes realizam oficinas esportivo-pedagógicas de bocha paralímpica e vôlei sentado, além de acompanhamentos nutricional, psicológico, treinamento cognitivo e desenvolvimento biopsicossocial.
O Incluir ressalta que qualquer pessoa pode participar, com a possibilidade de levar duas acompanhantes da família para receber os atendimentos de psicologia e nutrição. O instituto informa ainda que não há vaga aberta no momento, mas que os responsáveis podem comparecer à praça para um pré-cadastro.
O horário de atendimento é das 13h às 17h, horário de funcionamento do projeto.
MAIS INCLUSÃO
Além disso, 10% das vagas são destinadas a quem não tem deficiência: “Pessoas sem deficiência, mas em situação de vulnerabilidade social, também participam de programas específicos para as que têm deficiência”, explica Patrick de Souza Gonçalves, diretor executivo do Incluir.
O Brasil Diversidade II é inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e tem patrocínio de Carrefour, Renner e Fundação Vale.