Projeto de gestão socioambiental do Porto Sudeste completa três anos
Apesar de recente, Programa SER registra aumento no engajamento dos colaboradores e acumula relevantes resultados
Em um cenário no qual as mudanças climáticas e seus impactos negativos na sociedade são uma realidade, as empresas estão adotando novas abordagens nos negócios. Neste contexto, o Porto Sudeste criou e implementou, em 2021, o Programa SER, acrônimo para Sustentabilidade, Equilíbrio e Respeito, com o intuito de engajar todos os seus colaboradores e parceiros na Agenda 2030 da ONU.
As premissas básicas para todas as iniciativas e atitudes que devem ser tomadas dentro e fora da empresa em busca da geração de valor intelectual, físico, ecológico, social, emocional, ético e espiritual. Com o SER, o Porto Sudeste tem como objetivo engajar todos os seus colaboradores e parceiros, propondo que sejam agentes de transformação, participando ativamente das ações de sustentabilidade. Gestores, coordenadores e supervisores de todas as áreas operacionais e administrativas fazem parte do programa.
“Acreditamos que nossa contribuição para a sociedade e o meio ambiente vai muito além do simples cumprimento de condicionantes e legislação socioambiental. Com essa ferramenta de gestão, somos capazes de mensurar o comprometimento da equipe com as causas e descobrir novas soluções. Afinal, não há ninguém melhor para identificar incidentes e propor melhorias do que as pessoas que estão trabalhando no dia a dia em suas áreas”, destaca Ulisses Oliveira, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade na Porto Sudeste.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O SER garante a aplicação de boas práticas no dia a dia, e a participação ativa dos colaboradores em prol do desenvolvimento sustentável, equilibrando assim a produtividade e ganhos da empresa com respeito ao meio ambiente, comunidades do entorno, legislação e procedimentos internos. Com a implementação do programa, a responsabilidade por garantir a conformidade ambiental do terminal foi dividida por todos os colaboradores.
“O aumento da consciência e educação ambiental dos trabalhadores e o sentimento de dono sobre as questões ambientais no terminal por parte das lideranças operacionais resultaram em melhorias e ganhos ambientais e sociais, aproximando cada vez mais a empresa dos princípios do Capitalismo Consciente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, completou Ulisses.
Desde sua criação até os dias atuais, o Programa SER obteve grandes resultados com a melhoria nos indicadores de reciclagem e a redução da destinação de resíduos não recicláveis para aterro, aumento do reuso de água industrial, redução da emissão de material particulado e redução de emissão de gases de efeito estufa.
O compromisso de destinar corretamente os resíduos, por exemplo, foi abraçado por todos os profissionais, garantindo um índice acumulado de 96% de resíduos encaminhados para reciclagem no primeiro trimestre deste ano. Março foi o mês com maior índice: 99%. Números que evidenciam o fortalecimento da cultura e da rotina socioambiental, destacando as ações sustentáveis do dia a dia de toda a empresa e a manutenção da conformidade ambiental.