Projeto de arte circense chega a comunidades tradicionais
Chamar atenção para questões importantes de maneira lúdica. Em suma, essa é a proposta do Circolar, programa de artes circenses que vai levar, a partir da segunda quinzena deste mês, diversas atividades a comunidades tradicionais de Itaguaí, Mangaratiba, Piraí e Rio Claro – confira o cronograma no fim da página. O projeto, que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, prevê atrações como espetáculos de circo e palhaçaria, oficinas de dança e brincadeiras tradicionais, além de roda de conversa sobre os saberes locais. E o melhor: toda a programação, que vai até dezembro, é gratuita!
Projeto do Grupo Circo Turma Em Cena, idealizado em 2000 pelo produtor cultural Adriano Didi, o Circolar tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da identidade de comunidades tradicionais (quilombolas, rurais e caiçaras) e a conscientização da preservação ambiental e patrimonial. Para isso, a trupe, formada por seis palhaços e arte educadores, pretende mergulhar no contexto histórico da região de cada comunidade a partir de um acontecimento que tem tudo a ver com o mês de setembro: a Independência do Brasil, em 1822.
“Será uma forma de conversar sobre o bicentenário da Independência de forma contextualizada nas comunidades”, explica Mirian Bondim, historiadora e consultora de Patrimônio do Circolar.
A abordagem sobre o 7 de Setembro, aliás, é uma novidade que o Circolar apresenta nessas novas apresentações. Isso porque o projeto já havia passado pelas mesmas comunidades no primeiro semestre.
CIRCOLAR NAS COMUNIDADES
17/09 e 27/11 – Comunidade Rural do Assentamento do Rubião, Serra do Piloto, Mangaratiba
24/09 e 27/11 – Comunidade do Quilombo de Santa Justina e Santa Izabel, Mangaratiba
12/10 e 04/12 – Comunidade Rural do Assentamento da Serra do Matoso, em Piraí / Rio Claro
12/11 – Comunidade Caiçara da Ilha da Madeira, em Itaguaí
20/11 – Comunidade do Quilombo da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba