Programa Vem Passarinhar registra 59 espécies de aves em Ilha Grande
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, entre 26 e 28 de abril, mais uma edição do Programa Vem Passarinhar, nas Reservas Biológica Estadual da Praia do Sul (Rebio Praia do Sul) e de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (RDS Aventureiro), localizadas na Ilha Grande, na Costa Verde. Durante o evento, foram catalogadas 59 espécies de aves, incluindo o gavião-pombo-pequeno e a choquinha, ambas espécies endêmicas da Mata Atlântica.
A iniciativa envolveu adultos e crianças que trilharam caminhos pela Praia do Leste em direção à Parnaioca, e da Praia do Aventureiro até Provetá. A ação contou com o suporte e orientação do Clube de Observadores de Aves de Ilha Grande.
Além da observação e registro de imagens de aves, os participantes puderam assistir a palestras sobre a história e a biodiversidade das reservas, bem como a importância do Programa Vem Passarinhar como ferramenta de educação ambiental. O observador de aves e fotógrafo Joaquim Barros também realizou uma roda de conversa com crianças, compartilhando sua experiência e incentivando os jovens a se envolverem na atividade.
PROGRAMA
O Programa Vem Passarinhar incentiva a observação de aves como meio de promover o turismo ecológico e a conservação da biodiversidade nas áreas de proteção ambiental estaduais. Ele contribui para a gestão sustentável da biodiversidade, além de apoiar o desenvolvimento de estratégias de conservação e manejo de espécies, e sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação.
As reservas administradas pelo Inea somam 5.211,75 hectares de Mata Atlântica protegida. A Rebio Praia do Sul é uma unidade de conservação de acesso restrito, recebendo visitantes apenas para fins de pesquisa científica e atividades educacionais.