Presidente da Nuclep de Itaguaí fala no Podcast Atual
O Podcast Atual da quinta-feira (1º) teve a participação de Carlos Henrique Silva Seixas, presidente da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep), indústria estratégica na fabricação de equipamentos pesados para os setores nuclear, de defesa, óleo, gás e energia, e que integra o Programa de Submarinos da Marinha do Brasil. Oficial general da Reserva da Marinha do Brasil, Seixas foi promovido a contra-almirante em 2010. Graduado em Ciências Navais em 1982 pela Escola Naval, e especializado em Histórias das Relações Internacionais.
Carlos Seixas é mestre e doutor em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval, com vários cargos de liderança na carreira. Em sua carreira na Marinha do Brasil, Seixas esteve a trabalho no Chile, em Portugal e nos Estados Unidos. Em julho de 2016 assumiu o cargo de diretor administrativo da Nuclep e no ano seguinte assumiu a presidência da empresa.
PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
O Podcast Atual é mais uma plataforma do Jornal Atual, realizada com apoio da META e do International Center for Journalists (ICFJ). Na conversa da semana, o presidente Carlos Seixas começou explicando que a Nuclep foi criada inicialmente com ideia de atender à construção de oito usinas nucleares, e que até hoje vive a expectativa da construção da Usina de Angra 3, que ele considera de suma importância para a região e especialmente para a Costa Verde, pela sua capacidade de gerar empregos.
Durante a conversa, Seixas falou sobre a importância da energia nuclear para o Brasil, que, inclusive, é alvo de um termo de compromisso que se volta para a preocupação com o meio ambiente. “A Nuclep é uma empresa que está muito bem posicionada, com um grupo que está fazendo um grande trabalho, muito bem feito, de refazer contratos com a redução de valores, com o acerto da situação dos funcionários, num esforço que resultou numa acentuada redução de gastos, o que foi sumamente importante para o caixa da empresa.
ATUAÇÃO NAS ÁREAS DE DEFESA, NUCLEAR, ÓLEO E GÁS E ENERGIA
Seixas falou que com a saúde financeira de agora a Nuclep é uma empresa com grande competitividade e que atualmente tem excelentes perspectivas de avançar. “Acabamos de ganhar uma licitação muito importante na Petrobrás, coisa que alguns anos atrás era impossível de a gente ganhar”, acentuou ele, acrescentando que atualmente a Nuclep é uma empresa enxuta, competitiva, com funcionários de alto nível e podendo produzir equipamentos diversificando a sua área de atuação.
Na entrevista, o presidente lembrou que a Nuclep foi criada para atuar na área de energia nuclear, mas hoje a empresa já atua em quatro segmentos, a saber: defesa, nuclear, óleo e gás e energia. “Nós fizemos uma fábrica nova. Quando eu estive em Brasília e ouvi um ministro falar que nos próximos sete anos nós teríamos 57 mil quilômetros de linhas de transmissão, ali nasceu a ideia da fábrica de torres, ou seja, diversificamos. O trabalho foi feito, mas temos muito ainda a fazer. É um trabalho contínuo”, disse ele, falando sobre os investimentos em diversificação.
A íntegra da conversa de Marcelo Godinho e Carlos Henrique Silva Seixas pode ser assistida no endereço eletrônico https://www.youtube.com/live/Fe-kWybY1LA?si=usZa2yI3ChNn5pe8.
ENTRE O PORTO E A CULTURA
Carlos Alexandre Duarte Iapeter, conhecido como Bal é uma figura conhecida em Itaguaí. Filho de tradicional família da cidade, ele é dono de ricas histórias colecionadas ao longo de 60 anos de idade. Estudante do Jardim de Infância Monteiro Lobato, do Colégio Clodomiro Vasconcelos, do Patronato São José e do Colégio Cenecista Luiz Murat, viveu muitos momentos especiais, como o de ter, aos 14 anos, a oportunidade de executar na corneta o toque do silêncio em homenagem ao padre Cezari Vigezzi, o que acabou lhe inspirando a ideia de produzir um documentário sobre essa figura importantíssima da cidade. Portuário desde os 19 anos, atuou por décadas na Companhia Docas do Rio de Janeiro, e participou da solenidade em que o então presidente João Batista de Oliveira Figueiredo inaugurou o Porto de Itaguaí. Hoje ele é integrante da diretoria do Sindicato dos Portuários do Estado do Rio de Janeiro. Com forte inclinação à cultura, é amante da comunicação e do Carnaval, de onde certamente extrairá boas histórias em sua participação no Podcast Atual da próxima quinta-feira (8).