Prefeitura inicia obras de contenção no Morro do Moraes

Intervenção no Primeiro Distrito de Mangaratiba reforça segurança após danos causados por fortes chuvas

A Prefeitura de Mangaratiba iniciou as obras de recuperação e contenção na Rua Fidelis da Silva Leite, no Morro do Moraes, localizado no Primeiro Distrito do município. A intervenção ocorre após o local ser severamente atingido por fortes chuvas, que provocaram erosão do solo e o colapso de um muro de contenção, gerando riscos à segurança e preocupação entre os moradores.

Retroescavadeira em ação no local do desabamento
Obras de recuperação e contenção avançam na Rua Fidelis da Silva Leite, no Morro do Moraes, com intervenções para correção do solo, drenagem e reforço da segurança após os danos causados pelas fortes chuvas (FOTOS DIVULGAÇÃO/PMM)

Os trabalhos estão sendo executados em três etapas principais, com foco na prevenção de novos deslizamentos e na correção de falhas estruturais identificadas na obra anterior. Na primeira fase, as equipes realizam a instalação de novas manilhas e o redirecionamento do escoamento das águas pluviais. A medida tem como objetivo reduzir o volume de água que atingia diretamente o ponto onde ocorreu o desabamento, minimizando o impacto das chuvas sobre o terreno.

Retroescavadeira atua na instalação de novas manilhas
Retroescavadeira atua na instalação de novas manilhas para melhorar a drenagem e reduzir o impacto das águas da chuva

Em seguida, será feito um estudo técnico detalhado do solo, acompanhado da compactação do terreno. Essa etapa é fundamental para garantir a estabilidade da área e assegurar que o solo tenha resistência adequada para sustentar a nova estrutura. A última fase contempla a construção de um novo muro de contenção, desta vez com um sistema de drenagem eficiente. A drenagem é indispensável, pois mesmo com o controle do fluxo superficial da água, a infiltração no solo é inevitável. Sem esse sistema, o acúmulo de água pode aumentar a pressão sobre o terreno e provocar novos deslizamentos.

Além de recuperar os danos causados pelas chuvas, a obra também corrige problemas estruturais deixados na construção anterior, reforçando o compromisso da Prefeitura de Mangaratiba com a segurança, a prevenção de riscos e a qualidade de vida dos moradores do Morro do Moraes.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Retroescavadeira em ação no local do desabamento
Obras de recuperação e contenção avançam na Rua Fidelis da Silva Leite, no Morro do Moraes, com intervenções para correção do solo, drenagem e reforço da segurança após os danos causados pelas fortes chuvas (FOTOS DIVULGAÇÃO/PMM)