terça-feira, dezembro 7, 2021
InícioDestaquePrefeitura de Mangaratiba lança novo protocolo de atendimento em saúde

Prefeitura de Mangaratiba lança novo protocolo de atendimento em saúde

Na manhã de quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba realizou um encontro para apresentar aos profissionais de saúde o mais novo protocolo de atendimento hospitalar da cidade. Além de conhecerem as novas diretrizes de atendimento, os diretores de unidades de saúde foram capacitados para implantar o “Protocolo de Admissão e Alta Referenciada – Humanização no atendimento e desospitalização com segurança” nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB). O protocolo de admissão e alta referenciada foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de saúde do município composta por médicos, enfermeiros e administradores das ESFs e do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB). A ideia é oferecer mais segurança, hu

Na manhã de quinta-feira (21), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba realizou um encontro para apresentar aos profissionais de saúde o mais novo protocolo de atendimento hospitalar da cidade. Além de conhecerem as novas diretrizes de atendimento, os diretores de unidades de saúde foram capacitados para implantar o “Protocolo de Admissão e Alta Referenciada – Humanização no atendimento e desospitalização com segurança” nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB).

O protocolo de admissão e alta referenciada foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de saúde do município composta por médicos, enfermeiros e administradores das ESFs e do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB). A ideia é oferecer mais segurança, humanização e agilidade aos pacientes que necessitam de cuidados mesmo após a alta hospitalar.

Segundo a prefeitura, na prática, o plano vai gerar acolhimento desde o primeiro atendimento na emergência, até a saída do paciente com a alta referenciada. O paciente vai sair do hospital com agendamento para consulta com todas as especialidades necessárias para a sua recuperação, dispensando assim, as filas de espera para dar continuidade ao seu tratamento na rede básica. Isso facilita processos, otimiza o atendimento e evita que o paciente retorne ao hospital com um quadro piorado.

LIBERAÇÃO AGILIZADA

A Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, ressaltou a importância da implantação do protocolo: “Estamos empenhados em aperfeiçoar cada vez mais a atenção de saúde básica do município. Essas melhorias vão trazer benefícios para os pacientes, para os profissionais de saúde, os gestores, ou seja, a população de modo geral. Para o paciente vai gerar segurança e uma melhora significativa na qualidade de vida. Para o município, redução de custo, garantia de desospitalização segura, além de uma agilizada liberação dos leitos”, afirmou a secretária.

O treinamento aconteceu na Igreja Presbiteriana de Nova Mangaratiba. Participaram a Superintendente de Qualidade e Segurança em Saúde – Eliane Cardoso, o Diretor Geral do HMVSB – José Monteiro, o Superintendente de Vigilância em Saúde – Lício Morais, a Diretora de Enfermagem do HMVSB – Mércia Galdino, a Superintendente de Atenção Básica – Caroline Cardoso, a Diretora do Complexo Regulatório – Valéria Matos, o Coordenador do Setor de Internação e Alta – Edson Ferreira Junior, a Coordenadora de Enfermagem – Flaviane Faria, a Assistente Social NAF – Maria de Fátima Rosa, e o Diretor Administrativo do HMVSB – Márcio Guimarães.

Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!