Prefeitura de Mangaratiba apresenta plano de retomada escolar

A Prefeitura de Mangaratiba informou que a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer realizou na quarta-feira (8) a apresentação dos protocolos do Plano de Retorno Educacional. A reunião foi comandada pelo titular da pasta, Hamilton Lopes de Lima, e contou com a presença de representantes de escolas particulares e do estado, da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Escolar, do Sindicato dos Servidores Públicos de Mangaratiba (SISPMUM), do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação de Mangaratiba (Sepe) e dos vereadores Renato Fifiu, Emilson da Farmácia e Rodrigo Bondim, que pertencem a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores.

De acordo com o secretário Hamilton Lopes, o encontro teve como objetivo avaliar e discutir as propostas do plano de retomada das atividades escolares. O secretário ressaltou que apesar de não ter uma data definida para o retorno das aulas no município, a Secretaria de Educação vem trabalhando desde abril na criação dos protocolos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, durante a reunião, a pedido do prefeito Alan Bombeiro, foram examinadas práticas educacionais de sucesso realizadas em diversos países, que também enfrentaram a pandemia provocada pelo novo coronavírus, a fim de aplicar os melhores métodos nas unidades escolares de Mangaratiba.
O secretário Hamilton Lopes disse que o Plano de Retorno Escolar visa garantir uma retomada segura das aulas e dar continuidade ao direito do aluno de aprender. “Não sabemos quando retornaremos, isso quem vai nos dizer é a equipe da Vigilância Epidemiológica de acordo com a situação da pandemia, mas, queremos estar preparados. Muitos municípios vem nos procurando para ajudar na questão da confecção de seus planos”, explicou.

MEDIDAS PREVISTAS PELO PROJETO
De acordo com a Secretaria de Educação, o retorno das atividades nas escolas está previsto para ser feito de forma gradual, de acordo com a série escolar dos estudantes. Na primeira etapa, os anos finais do ensino fundamental iniciam a retomada das aulas, seguidos pelos anos iniciais do fundamental e por fim, a Educação Infantil.

A secretaria informou que ainda está planejada a adoção de um sistema de rodízio de alunos para reduzir a 50% a lotação das salas de aula e a oferta de atividades complementares de forma remota. Também estão previstas a aplicação de estratégias diferenciadas de alimentação, de protocolos rígidos de proteção (como a utilização de termômetros a tapetes sanitizantes), além do monitoramento dos alunos e adaptações nas unidades escolares com demarcações de distanciamento e instalação de suportes para álcool em gel.

PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A Secretaria de Educação informou também que para capacitar os profissionais das unidades escolares, a prefeitura está oferecendo um curso de Biossegurança, em parceria com a Faculdade Unina. A capacitação, totalmente gratuita, é realizada na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e tem como abordagem específica a diminuição de contágio de doenças infecto-contagiosas, como Covid -19.

Segundo Hamilton, o curso primeiramente seria realizado para os profissionais da rede municipal de ensino, mas, a pedido do prefeito Alan Bombeiro, ele será estendido para os profissionais do Colégio Estadual João Paulo II e das unidades particulares do município.

A Prefeitura de Mangaratiba informou ainda que a Secretaria de Educação também está trabalhando a questão do acolhimento emocional. Ainda segundo a prefeitura, está previsto nos protocolos do Plano de Retomada, a promoção de uma capacitação para os profissionais da educação com foco no acolhimento aos alunos no período pós-confinamento domiciliar. O curso será oferecido 15 dias antes do retorno das aulas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com