Prefeitura de Itaguaí realiza evento com serviços para pessoas com deficiência
Em função do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado todos os anos em 21 de setembro, a Prefeitura de Itaguaí – por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência – promove uma ação social no Parque Municipal nesta data, que cairá na próxima terça-feira. A postagem de anúncio do evento ocorreu na página oficial da prefeitura no Facebook, às 9h deste sábado (18).
São vários serviços e atendimentos à disposição da população nesta data: cadastramento para obtenção de vários benefícios (Bolsa Família, Proteção Básica, Família Acolhedora etc), Balcão de Empregos, distribuição de mudas de plantas, aferição de pressão, glicose e temperatura, documentação, tenda Embelleze e outros.
O evento começa às 9h e termina ao meio-dia.
CADASTRAMENTO
Ainda no ano passado, a Secretaria de Assistência Social avisou que o cadastramento de pessoas com deficiência na cidade de Itaguaí era contínuo, e que o objetivo era realizar políticas públicas que atendesse a esse grupo da população. “Para que possamos desenvolver projetos, é importante saber quem são e onde estão essas pessoas”, disse em março deste ano o coordenador de Projetos de Inclusão da Subsecretaria de Pessoas com Deficiência, Alexandre Carlos Moreira Cordeiro.
A subsecretaria – que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social – existe desde 2015, mas apenas na atual administração é que saiu do papel.
Para quem não conseguir se cadastrar no evento do próximo dia 21, pode fazê-lo na rua Elvira Ciuffo Cicarino, 521, em Vila Margarida, de segunda a sexta, de 8h às 17h.
Para quem tem dificuldade de locomoção ou qualquer outro tipo de impedimento, a equipe da Subsecretaria se desloca até a pessoa que precisa se cadastrar. Neste caso, é preciso entrar em contato por telefone (3782-9004, ramal: 2528) ou e-mail (sspcd.smas@itaguai.rj.gov.br). Os agentes vão auxiliar a pessoa no sentido de entender mais profundamente o caso específico. Cordeiro explica que já houve alguns cadastros realizados desta forma.