terça-feira, janeiro 18, 2022
InícioItaguaíPrefeitura de Itaguaí realiza Ação Social na Comunidade do Carvão

Prefeitura de Itaguaí realiza Ação Social na Comunidade do Carvão

Atendimento acontece no dia 15 de janeiro e tem participação das secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento econômico, Meio Ambiente e Saúde

No próximo sábado, 15 de janeiro, a Prefeitura de Itaguaí vai realizar a primeira Ação Social nos Bairros do ano de 2022. Desta vez, a localidade será a comunidade do Carvão e a população terá acesso a serviços como isenção para retirada de documentos, orientação jurídica, aferição de pressão, balcão de emprego, dentre outros.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e tem participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, de Meio Ambiente e de Saúde, que realizarão os atendimentos de 09h às 12h, no salão de festas da Rua Maria de Sá.

Questionada pela reportagem do ATUAL o porquê dessa ação estar ocorrendo no Carvão, a secretária de Assistência Social, Micheli Sobral, afirma que a comunidade é quem faz a solicitação. E ela explica como isso pode ser feito: “A gente faz uma divulgação interna e na página da secretaria. As pessoas que têm interesse entram em contato e organizamos a logística para fazer o atendimento na comunidade solicitante. A ideia é chegar a todas as comunidades, em todos os territórios, todos os bairros do município de Itaguaí com serviços básicos que toda ação social leva, como por exemplo retirada de documentação, atendimento social, de saúde e todo serviço que se pode ofertar dentro do território solicitante”, esclarece Micheli.

Ela ainda afirma que, em média, são feitos 100 atendimentos dentro dos bairros. “Buscamos sempre trabalhar com essa média, mas temos a perspectiva de atender quantas pessoas forem necessário. A gente vai com uma capacidade de atender até 500 pessoas, mas em média fica em torno de 100 atendimentos”, conta.

Por conta da pandemia, as ações acontecem em horário reduzido, em meio expediente. No entanto, a secretária diz que, de acordo com a demanda, a ação pode voltar ao mesmo local.

COMO SOLICITAR  

Qualquer pessoa pode fazer a solicitação, mas Micheli Sobral explica que o ideal é que o requerimento seja feito em parceria com a comunidade. Para quem quiser solicitar a Ação Social para seu bairro, basta acessar os seguintes links:

https://www.itaguai.rj.gov.br/assistencia-social/

https://www.instagram.com/smas_itaguai_rj/p/CYbxdPCgvmr/?utm_medium=share_sheet

https://forms.gle/dxcZhmV7cobYPEds9

Os serviços que a prefeitura oferece nas ações sociais são:

  • Assistência Social – Programa Família Acolhedora e Criança Feliz; Isenção para documentos; CadÚnico; Orientação jurídica; Atendimento psicossocial;
  • Desenvolvimento Econômico e Sustentável – Balcão de empregos; Carteira de trabalho digital;
  • Meio Ambiente – Educação ambiental; Cadastro material reciclável;
  • Saúde – Aferição de pressão e temperatura; Medição de glicose;

É importante destacar que todo protocolo de segurança para prevenir a propagação da Covid-19 será adotado. Haverá espaçamento obrigatório de dois metros entre os usuários, que devem usar máscaras. Todos os atendentes também utilizarão máscaras, luvas e álcool. Uma triagem será realizada na parte externa do local de atendimento, com distribuição de senhas.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!