Prefeitura de Itaguaí implementa a Secretaria da Mulher

A Prefeitura de Itaguaí anunciou a implementação de um novo órgão: a Secretaria Municipal da Mulher. A escolhida para chefiar a pasta – que iniciou as atividades em 1º de fevereiro, com sede no prédio do próprio Executivo municipal – foi Rachel Secundo (PL), que exerceu o cargo de vereadora suplente na Câmara até janeiro deste ano.

Segundo a prefeitura, o objetivo da nova pasta é desenvolver mais políticas públicas voltadas às mulheres da cidade: “Estamos empenhados em promover a autonomia econômica, a saúde integral da mulher, a educação para equidade, e a garantia dos direitos da mulher”, enumera a secretária Rachel Secundo, completando: “Além disso, buscamos fortalecer a liderança das mulheres na gestão pública e combater todas as formas de violência contra elas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a gestão municipal, a Secretaria da Mulher atua em parceria com outras pastas, como a de Saúde, de Assistência Social e de Educação e Cultura.

LEIA MAIS

Piloto de Itaguaí sonha com título nacional de Motocross para dedicar à mãe falecida

Já o Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) passa a ser um braço da secretaria comandada por Rachel Secundo, que promete “acolher, promover e defender os direitos” das mulheres em Itaguaí: ” Nossas munícipes sabem que serão acolhidas e, principalmente, terão voz. Não buscamos apenas o trabalho de acolhimento, e sim o de trazer para a mulher itaguaiense o sentimento de pertencimento. E que aqui também é um local voltado para lutar por elas, incluindo palestras e capacitação”, conclui a secretária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prefeitura destaca ainda que Rachel é esposa, mãe, empresária e graduada em Gestão de Petróleo e gás. Na vida política, foi a única mulher na Câmara Municipal de Itaguaí entre março de 2022 e janeiro de 2024.

No seu histórico como vereadora, conseguiu que fossem aprovadas duas leis de sua autoria: a 4.098/2023, que autoriza a instituição do espaço Mame, um ambulatório para aleitamento materno; e a 4.092/2023, que autoriza o poder executivo a instituir o programa Mulher Independente, para apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar no município.

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
/* */