Prefeito de Itaguaí oficializa pré-candidatura em convenção
Coligação de cinco partidos vai tentar reeleição de Rubem Vieira e tem 60 pré-candidatos a vereador
Em um plenário da Câmara Municipal lotado, o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Rubão) oficializou a sua pré-candidatura para tentar a reeleição na manhã deste sábado (3). A coligação com cinco partidos (Republicanos, Podemos, PSD, PDT e PP) confirmou também a pré-candidatura de 60 postulantes ao cargo de vereador.
O evento foi transmitido por telão para fora da Câmara, na rua Amélia Louzada, porque muita gente não conseguiu entrar devido à lotação do plenário da sede do Legislativo.
Além disso, houve a transmissão, por meio de uma live no YouTube, possivelmente para alguma rede social do partido Podemos.
Houve presença em peso de secretários municipais de Itaguaí.
A convenção também confirmou que o vice de Rubão para a disputa é o empresário Fernando Stein Kuchenbecker Junior (Junior do Sítio, ou, como estará na urna após a homologação da chapa, “Junão do Sítio”).
Agradecimentos, realizações e justificativas
Depois das formalizações dos partidos da coligação em relação às atas da convenção e assinaturas dos pré-candidatos a vereador, o prefeito Rubem Vieira fez um discurso.
Em resumo, ele agradeceu a todos, pontuou realizações do seu governo que estão por vir (continuação das reformas das escolas, do Hospital Municipal São Francisco Xavier e do Teatro Municipal Marilu Moreira, Centro de Zoonoses, Casa do Autista, clínica de hemodiálise foram alguns dos citados), elogiou as equipes que compõem o seu governo e disse que a nominata (lista) dos candidatos a vereador da sua coligação “é a melhor da história de Itaguaí”.
Vieira justificou a mudança de vice na sua chapa. Ele explicou que o vice atual, Valter de Almeida Matos da Costa (Valtinho), já havia alcançado o sonho de ser vice-prefeito e agora quer realizar o sonho de ser vereador. E agradeceu bastante a ele, ao mesmo tempo que agradeceu Junão do Sítio, a quem chamou de “meu amigo, meu irmão” e ressaltou a coragem dele de “abrir mão da pré-candidatura a vereador quando todos diziam que eu não vou ser candidato”.
O tema de suposta impossibilidade jurídica de disputar mais um mandato foi um dos principais do discurso de Rubão. Ele garantiu que será candidato e disse que “a oposição só tem agressão”.
Veja um trecho do discurso de Rubem Vieira:
“Estou há um ano ouvindo que não vou ser candidato, isso é porque eles [os opositores] não têm projeto de governo, quero ver o que vão dizer quando a juíza determinar ‘apto’ na minha candidatura”, desafiou o prefeito.
Ele também atacou adversários ao dizer: “ao contrário de alguns por aí, eu moro em Itaguaí, e não no Recreio, minha filha estuda aqui em Itaguaí”.
Em duas passagens do discurso (uma delas mais ao final), Rubem Vieira justificou a ausência de deputados e demais políticos notórios na convenção. Ele assumiu que partiu dele a ideia de não convidar deputados para o evento. Segundo ele, foi para dar mais espaço “ao povo de Itaguaí”.
Rubão reiterou que não negocia secretarias municipais em troca de apoio: “Não vamos vender secretaria para ninguém, tenho o orgulho de poder cobrar dos meus secretários e poder demitir quem não fizer o trabalho direito”, afirmou.