Prefeito de Itaguaí destaca sustentabilidade e questiona poluição do porto

O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Dr. Rubão), participou do encontro entre prefeituras do estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seas), representado pelo vice-governador e secretário da pasta, Thiago Pampolha, na manhã de terça-feira (24), em Búzios. O objetivo do congresso de sustentabilidade é promover um crescimento econômico sustentável com gerenciamento integrado de resíduos.

Prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, participa de congresso sobre resíduos sólidos

Crítico quanto ao que considera efeitos colaterais do Porto de Itaguaí, Vieira fez um longo desabafo a respeito da poluição que a cidade sofre devido ao minério exportado pela cidade, que, de acordo com estudos feitos pela Secretaria de Meio Ambiente do município, impacta a qualidade do ar, do mar e da terra na região.

“Infelizmente, devido a gestões passadas, eu tenho a vergonha e tristeza de dizer que somos a cidade mais poluída do Rio de Janeiro. Infelizmente a minha cidade foi destruída: 80% do nosso minério é exportado pela nossa cidade, e desse 80%, alguns ficam dentro do meu mar. Acho que o nosso mar serviu de inspiração para o ‘Surfista Prateado’, já que quando você entra no mar na minha cidade, você sai todo brilhoso de minério. É engraçado, mas é muito triste para nós que moramos lá.”, desabafou o prefeito de Itaguaí na abertura do discurso.

Aproveitando a presença do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello, responsável pelas licenças portuárias, e de Thiago Pampolha, Rubem Vieira fez questão de destacar a importância da união entre as instituições para frear a poluição resultante da exportação de minério.

“O desenvolvimento econômico é muito importante, mas não podemos ter um desenvolvimento econômico destruindo as belezas naturais e o futuro das nossas crianças. Junto com o Governo do Estado, com Thiago Pampolha, com Phil e com o Ministério Público Federal, que tanto tem ajudado a gente em Itaguaí, vamos voltar a ter essa beleza que Búzios tem. A gente só quer devolver o que é nosso, porque estão tirando da gente dizendo que é desenvolvimento econômico, e muitas vezes não é. A gente não quer fechar o porto, não quer acabar com o porto, a gente só espera reações positivas muito em breve”, explicou o prefeito.

Royalties

Ainda durante o discurso, o prefeito destacou as ações sustentáveis promovidas pela cidade de Itaguaí e lamentou o fato do Ministério de Minas e Energia, o que ele chama ironicamente de Ministério de “Minas Gerais” e Energia, ter diminuído o valor dos royalties do minério do estado do Rio de Janeiro em prol do estado mineiro.

“Isso precisa ser discutido”, atentou. “O dinheiro do minério vai para Minas Gerais, onde é a mineradora, ele não fica no Rio de Janeiro. A gente fica com sujeira, e isso é muito triste, muito ruim, porque a gente não consegue fazer investimentos, não consegue evoluir e, pior, a gente está matando a nossa população. Aqui eu estou representando 130 mil habitantes que sofrem diariamente com aquele minério que é jogado no ar, no mar e na terra”, concluiu.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com