CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Porto Sudeste sugere ações para combater o Aedes aegypti

O período entre os meses novembro e maio é considerado o mais chuvoso do nosso país. Essa época traz um vilão pequeno, mas muito perigoso: o mosquito da Aedes aegypti. Por terem preferência por água parada, eles se reproduzem em locais que não são regularmente checados, como calhas sem manutenção, caixas d’água, lixeiras, entre outros. Pensando nisso, o Porto Sudeste vem se mobilizando para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação na região.

E o trabalho começou com os próprios colaboradores, maioria moradores de Itaguaí e adjacências. Uma “Caça às Armadilhas” foi realizada pelas áreas do terminal com objetivo de verificar pontos que o mosquito poderia se instalar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A cidade de Itaguaí é conhecida por ter muita área verde, o que contribui para a proliferação de mosquitos. O objetivo da atividade foi incentivar participação ativa dos colaboradores na promoção da saúde, proporcionar informações atualizadas sobre vacinas e sua relevância para a comunidade e estimular a adoção de práticas saudáveis durante a temporada de verão”, explica Paula Lima, analista de Responsabilidade Social no Porto Sudeste. “De acordo com o Ministério da Saúde, teremos cerca de 5 milhões de casos de dengue em 2024 só no Brasil, precisamos ter muito cuidado.”

Paula destaca também que o combate ao mosquito causador da dengue, Zika e Chikungunya é uma responsabilidade de toda a comunidade. Afinal, eliminar os focos nas casas, evitando a reprodução do vetor dessas doenças, é a forma mais eficaz de proteger a cidade. O Porto separou algumas tarefas semanais importantes que todos podem e devem realizar para contribuir que leva menos de 10 minutos! São elas:

1.     Confirmar que sua caixa d’água está completamente vedada.

2.     Checar se a calha da sua casa está limpa, sem folhas e água parada.

3.     Olhar se os pneus sem uso estão secos e guardados em locais cobertos. Deixar as garrafas e baldes com a boca para baixo.

4.     Verificar se a bandeja do ar condicionado e da geladeira estão com acúmulo de água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5.     Sempre utilizar produtos químicos apropriados para a limpeza de piscinas.

6.     Caso tenha plantas que acumulam água como bananeiras, gravatás, bromélias, bambu e espada de São Jorge, virar a planta de cabeça para baixo para retirar a água. Não utilize pratos de plantas!

Um outro ponto extremamente relevante é a vacinação, que costuma garantir um grande alívio dos sintomas em caso da contração da doença. A partir de fevereiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) irá realizar uma campanha de vacinação contra a dengue, inicialmente para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Esteja atento ao calendário de imunização de Itaguaí!

E, claro, fique ligado aos sintomas. Febre, enjoo, dores nas articulações, manchas na pele, coceira e diarreia são indícios clássicos da dengue. Caso esteja sentindo dois ou mais sintomas, procure atendimento médico.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com