Porto Sudeste dá dicas para um Carnaval seguro
Durante a semana acontece um dos maiores festejos do Brasil e, talvez, do mundo inteiro. As primeiras documentações das comemorações carnavalescas brasileiras foram no século XVII, trazidas pelos colonos portugueses.
Com o passar dos anos, as tradições e formas de comemorar o período que antecede a quaresma foram evoluindo, desde os cordões e ranchos, aos bailes de máscaras, passando pelas escolas de samba, trios elétricos até a retomada dos blocos de rua.
É uma festividade com caráter de luta e resistência do povo, seja nos sambas enredo, nas fantasias ou nos blocos de rua. As primeiras passeatas carnavalescas, por exemplo, lutavam pela abolição da escravidão.
Foi também no carnaval que ritmos como o frevo, o samba, o maracatu e o afoxé foram popularizados.
Para além dos grandes feitos do feriado, que apenas no Rio de Janeiro movimenta cerca de 4 bilhões de reais por ano, o período aumenta a incidência de certas ocorrências.
É um período em que, infelizmente, os casos de violência sexual contra mulher aumentam em cerca de 20%, de acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Por isso, apesar de ser um momento de uma folia e diversão, é também uma época de redobrar a atenção.
Em primeiro lugar, temos que lembrar sempre que “não é não”. Comportamentos inadequados como forçar beijo, passar a mão no corpo de outra pessoa, puxar o cabelo e outras investidas sem consentimento ultrapassam os limites e enquadram-se dentro dos crimes de assédio, estupro ou importunação sexual. Caso seja vítima de algum desses crimes, não hesite em denunciar no número 180 ou procurar uma Delegacia de Atendimento à Mulher.
Outros pontos de atenção são essenciais para curtir sem dor de cabeça. O Porto Sudeste listou algumas dicas para não cair em golpes ou botar a saúde em risco. Anote aí:
- Hidrate-se bastante
Além do verão historicamente quente no estado do Rio de Janeiro, as ondas de calor estão mais frequentes. Procure beber bastante água, alimentar-se antes e durante a folia e atenção para o consumo de álcool com moderação, prevenindo assim episódios de desidratação.
- Não esqueça do protetor solar
O sol está escaldante e proteger sua pele é muito importante para prevenir insolação, queimaduras, e evitar cânceres de pele. Descanse em sombras sempre que precisar. Levar um chapéu ou boné também pode ser útil.
- Prefira pagamento em dinheiro ou em pix
Não é novidade que os golpes estão cada vez mais sofisticados. Clonagem de cartões, cobranças de valores indevidos, entre outros, são muito comuns nessa época. Caso possível, prefira realizar pagamentos em dinheiro ou em pix.
- Proteja seus pertences
O furto de celulares tem sofrido um aumento significativo nos últimos anos. Entre 2021 e 2022, houve um crescimento de 16,6% de furtos e roubos de telefones celulares, de 853 mil para 999,2 mil casos, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Nos blocos de rua, evite deixar seu celular em bolsos do short, bolsas ou em pochetes. Dê preferência para doleiras ou demais locais onde os pertences fiquem escondidos e inacessíveis.
- Reforce a segurança do seu celular
Adicionar dupla autenticação em apps críticos do seu celular e reforçar a senha de acesso são pequenas ações que podem evitar que criminosos acessem o dinheiro das suas contas bancárias, caso seja furtado. Se for utilizar pagamentos em dinheiro, apague os aplicativos dos bancos ou, caso use o cartão, configure um limite baixo na opção de pagamento por aproximação. Outra medida importante é criar uma conta no aplicativo novo do governo, o Celular Seguro, que permite o bloqueio imediato do seu chip e das contas vinculadas ao seu telefone celular.