Porto de Itaguaí estuda criar novo canal de acesso, diz site especializado
A Revista Portos e Navios publicou nesta semana que a Companhia Docas do RJ (CDRJ), que administra o Porto de Itaguaí, pretende obter estudos para criar um novo canal de acesso a navios. Segundo a publicação, a ideia é aumentar o calado do trecho conhecido como “canal derivativo”, para alcançar a profundidade de 21 metros e largura de 250 metros.
Isto iria garantir segurança e eficiência para receber navios com calados de até 14,7 metros no canal derivativo, que abrange o canal de acesso de ligação ao canal principal, próximo à Ilha Guaíba.
Ainda de acordo com o site especializado, a empresa DTA Engenharia obteve a aprovação da autoridade portuária para elaborar o estudo e o relatório de impacto ambiental a fim de conferir a viabilidade da ampliação no porto.
O valor da contratação para elaboração dos estudos e do documento é, conforme publicação do Diário Oficial na última semana, de R$ 818 mil. O volume total previsto para o novo canal é de 13 milhões de metros cúbicos.
DESAFIOS
Atualmente, a CDRJ considera que o porto já atende ao mercado de todos os tipos de navios conteineiros e graneleiros. De acordo com a autoridade portuária, uma instrução normativa prevê que os calados de operação dos navios podem ser acrescidos da altura da maré referida ao nível da baixa-mar de sizígia, no momento da manobra, limitada a um metro.
A CDRJ disse ao site Portos e Navios que o Sepetiba Tecon (um dos terminais do Porto) já possui autorização para receber navios com comprimento acima de 340m e inferior a 367m e com 50m a 52m de boca — sob a condição de manobras experimentais. Os parâmetros operacionais, segundo a autoridade portuária, foram estabelecidos em 2020 pela Delegacia da Capitania dos Portos local.
O diretor de gestão portuária da CDRJ – Luiz Fernando Walther de Almeida, afirmou, segundo o site especializado, que a necessidade de licenciamento ambiental e a captação de recursos financeiros representam hoje os maiores desafios da dragagem no Porto de Itaguaí.