Polo Cederj Itaguaí recebe novos alunos em aula inaugural

Cursos funcionam no modelo semipresencial na Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, onde tutores auxiliam os alunos

Na manhã do sábado (8), a Escola Municipal Senador Teotônio Vilela foi palco da aula inaugural do Polo Cederj Itaguaí. O evento marcou o início do semestre letivo para os novos estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e Tecnologia em Sistemas de Computação, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Secretária municipal de Educação, a professora Zélia Correa participou da cerimônia. Ela destacou a necessidade de ampliar a divulgação dos cursos do Cederj na cidade. “Muitos munícipes não sabem que temos um polo universitário público aqui em Itaguaí. Nossos alunos do Ensino Médio, muitas vezes, concluem os estudos e não sabem para onde ir.  Nós iremos trabalhar em cima disso, para divulgar essa oportunidade e incentivar nossos jovens a aproveitá-la”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ensino Superior gratuito e acessível

O Polo Cederj Itaguaí integra o Consórcio do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. Ele reúne universidades públicas do estado para oferecer cursos superiores gratuitos na modalidade semipresencial. Em Itaguaí, os alunos podem cursar Pedagogia pela Uerj, e Tecnologia em Sistemas de Computação pela UFF. De acordo com a tutora coordenadora do curso de Pedagogia, Mônica Araújo, todo semestre há um vestibular próprio para ingresso de novos alunos. “São 40 vagas por semestre e, ao final do curso, nossos alunos costumam ser aprovados em concursos públicos, tanto municipais quanto estaduais. O diploma é emitido pela Uerj, o que garante a qualidade e o reconhecimento do curso”, explicou.

Já o curso de Tecnologia em Sistemas de Computação oferece uma formação generalista e versátil. “O aluno sai qualificado para atuar em desenvolvimento web, suporte de redes e até seguir carreira acadêmica, com possibilidade de ingresso em mestrados e doutorados”, afirmou Wenderson Buenos Aires, tutor coordenador do curso pela UFF.

Apoio presencial e flexibilidade

Os cursos do Cederj funcionam no modelo semipresencial, com tutores à disposição para auxiliar os alunos nas dificuldades encontradas no ensino à distância. “Temos estudantes de diversas idades, desde jovens recém-saídos do Ensino Médio até pessoas com mais de 50 anos que buscam uma nova formação. O suporte presencial ajuda muito, especialmente para quem está se adaptando a essa modalidade”, destacou Tuane Lopes, diretora da Escola Municipal Senador Teotônio Vilela.

As aulas são semipresenciais. As tutorias são realizadas de terça a sábado e os alunos participam de acordo com a necessidade de cada um.  As avaliações obrigatórias são presenciais e aplicadas bimestralmente, aos sábados e domingos.

Oportunidade em Itaguaí e região

Apesar de ser uma oportunidade acessível para os moradores da cidade, a maior parte dos alunos do polo são de municípios vizinhos, como o Rio de Janeiro e de cidades da Baixada Fluminense. “Queremos que mais itaguaienses conheçam e aproveitem essa chance de cursar uma universidade pública e gratuita sem precisar sair da cidade”, ressaltou a coordenadora de Pedagogia. Os interessados em ingressar nos cursos do Polo Cederj Itaguaí devem acompanhar o site oficial do consórcio (www.cederj.edu.br) para informações sobre o vestibular de cada semestre. O Polo Cederj Itaguaí já formou centenas de alunos e segue como uma alternativa acessível e de qualidade para quem deseja ingressar no Ensino Superior.

Leia também: Ternium inicia ano letivo na Escola Técnica Roberto Rocca

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Texto elaborado a partir de release enviado pela Ascom da Prefeitura de Itaguaí

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com