Polícia prende homem por estelionato e coação em Itaguaí
Após trabalhos de inteligência, policiais civis da 50ª DP (Itaguaí) prenderam em Itaguaí, nesta terça-feira (28), um homem que faria parte de uma quadrilha de golpistas. Segundo a assessoria de comunicação da corporação – que não informou o local exato da detenção – ele vai responder por estelionato, associação criminosa e coação no curso do processo.
A ação integra a Operação Backhoe, que visava o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra o grupo que atua, principalmente, em Angra dos Reis, na Costa Verde, e Volta Redonda, Região do Médio Paraíba do Rio de Janeiro. Eles tinham como alvos prestadores de serviço de locação de maquinários pesados.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o esquema consistia em retirar as máquinas dos locais das supostas obras para repassá-las a receptadores. A mais recente investida do detido seria um trabalho de terraplanagem para construção de um loteamento às margens da Rodovia Rio-Santos, na altura de Itaguaí.
AMEAÇAS
As investigações da 50º DP apontam que, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, o acusado subtraiu um caminhão basculante, uma escavadeira e duas retroescavadeiras – juntos, os bens somariam mais de R$ 1 milhão. A empresa dos comparsas estaria no nome de uma pessoa falecida em 2021.
Uma das vítimas contou aos agentes que pediu a devolução de sua máquina, mas o homem passou a ameaçá-la, inclusive, com o envio de fotos de um fuzil.
Além de preso, ele também teve o bloqueio judicial de suas contas bancárias. A Polícia Civil não divulgou para onde encaminhou o indivíduo.