Polícia prende acusado de ser homem de confiança de Tandera em Seropédica
Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prenderam na noite desta terça-feira (9) Thiago Silva Martins, conhecido como Thiago Gibi. De acordo com investigações, o homem – que estava em uma academia de musculação de Seropédica no momento da detenção – é homem de confiança do miliciano Danilo Dias de Lima, o Tandera, criminoso mais procurado do Rio de Janeiro.
LEIA MAIS
Seropédica: polícia prende acusada de matar o marido para evitar relações sexuais
Ainda segundo a Polícia Civil, Thiago Gibi – contra quem havia um mandado de prisão preventiva em aberto desde 2019 por constituição de milícia privada – era responsável por crimes como extorsões e homicídios, além de transmissão de informações a milicianos da mesma quadrilha. Ele atuaria em Seropédica, Itaguaí e bairros da Zona Oeste da capital.
QUEM É TANDERA
Tandera era o braço direito de Wellington da Silva Braga, o Ecko, na expansão do maior grupo miliciano do estado para a Baixada Fluminense.
Antes da morte do ex-comparsa em 2021, no entanto, ele já havia deixado o grupo por desentendimentos, o que provocou um racha. Desde então, Tandera e Luiz Antônio da Silva Braga , o Zinho, outro miliciano que integrava a facção inicialmente, passaram a liderar lados opostos e protagonizar disputas pelo domínio de regiões.
O apelido de Tandera vem da tatuagem que ele tem no peito, na qual reproduz o símbolo principal do desenho animado Thundercats, sucesso no Brasil entre os anos 1980 e 1990.