Polícia Civil e Enel identificam mais de 450 ‘gatos’ em Mangaratiba
Um trabalho em conjunto entre a Polícia Civil e a Enel Rio, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mangaratiba, detectou 454 “gatos” em residências e estabelecimentos comerciais no município na semana passada. A Operação Energia Legal, cujo balanço a empresa divulgou nesta quarta-feira (16), culminou no registro de quatro ocorrências policiais relacionadas a fraudes no consumo de energia.
Embora as ligações clandestinas e irregularidades na medição de energia – como ligações diretas na rede, sem passar pelo medidor – sejam crime, com pena prevista de até 8 anos de reclusão, ninguém foi preso na operação.
Desde 2019, a operação já passou por 23 cidades fluminenses, onde identificou furto de energia em um total de 14.330 clientes – 13.226 residências e 1.104 comércios.
Segundo a Enel Rio, se não houvesse irregularidades no consumo de energia, cada cliente teria uma redução de 5% na conta. Ainda de acordo com a companhia, “gatos” podem gerar sérios riscos, como choques e acidentes fatais, para quem manipula um medidor de energia sem habilitação ou faz ligação direta na rede.
A empresa pede ainda para que a população denuncie o furto de energia – sem precisar se identificar – nos seguintes canais: site enel.com.br/; aplicativo Enel Rio; ou no número 0800 280 0120.
OUTRAS AÇÕES
Ainda durante a Energia Legal, a Enel Rio ofereceu atendimento móvel a clientes, que puderam solicitar serviços como segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas. A companhia também promoveu um sorteio de 30 geladeiras de modelos mais eficientes entre 409 moradores que se inscreveram.
Também houve realização de palestras educativas com dicas de segurança e de consumo consciente de energia; a troca de 253 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes; e divulgação de informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.