Polícia Ambiental apreende armas de caça em Itaguaí
Agentes da Polícia Militar Ambiental apreenderam armas e outros materiais que seriam usados para caça de animais silvestres em Itaguaí. A operação, que ocorreu nesta quinta-feira (28), se deu após denúncia ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
Segundo o serviço, ao receberem as informações, os policiais se dirigiram à Estrada de Mazomba, em uma área de mata, onde recolheram diversas armas. Dentre elas, uma espingarda de cano duplo calibre 24 (sem fabricante aparente); um trabuco calibre 32; três trabucos calibre 28; e três trabucos calibre 12.
Além do armamento, a guarnição também apreendeu um farto material característico para caça: três cartuchos calibre 36 intactos; um cartucho calibre 36 deflagrado; um cartucho calibre 32 intacto; três cartuchos calibre 32 deflagrados; 28 cartuchos calibre 28 intactos; oito cartuchos calibre 28 deflagrados; 13 cartuchos calibre 24 intactos; um cartucho calibre 20 deflagrado; um (apito) pio de caça; uma armadilha covo (estrutura com tela); um saco de balins (munições); e uma (vestimenta) gandola camuflada EB.
Após as diligências, os agentes seguiram para a 50ª DP (Itaguaí), onde registraram a ocorrência e entregaram todo o material apreendido.
Ainda de acordo com o Disque Denúncia, apenas em 2023, o programa Linha Verde já cadastrou mais de 130 denúncias sobre caça ilegal de animais.
LEIA MAIS
Itaguaí: pai liberta filha mantida em cárcere privado pelo marido, afirma PM
O Disque Denúncia informa que além do 2253-1177, há outro número disponível para denúncias de crimes ambientais: 0300 253 1177 (para uso em áreas do interior). O serviço destaca que ambos os contatos possuem WhatsApp anonimizado, uma técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.
Outros canais são o aplicativo Disque Denúncia RJ e o site www.disquedenuncia.org.br.