Podcast Atual: Representantes da Assopesca falam sobre os 27 anos da entidade
Atual presidente e antecessor comentam sobre desafios e conquistas na luta pelos interesses dos pescadores em quase três décadas de atuação
O entrevistado do Podcast Atual da terça-feira (14) foi o presidente da Associação dos Pescadores, Maricultores e Lazer do Sahy (Assopesca), Paulo Santanna. Ele estava acompanhado de Nilton Machado Pereira, um dos fundadores, ex-presidente e o atual presidente do conselho fiscal da entidade. A conversa com o jornalista Renato Reis envolveu assuntos como os motivos que ensejaram a criação da associação em Mangaratiba, passando pelos serviços que a Assopesca presta aos seus associados e à comunidade em geral. Eles também falaram sobre as conquistas obtidas ao longo de 27 anos de existência da associação.
A conversa começou com Nilton Machado lembrando da criação da entidade. Ele disse que teve como inspiração sua militância no Sindicato dos Metalúrgicos. A ela se somou o trabalho das comunidades eclesiais de base, grupos católicos que além de celebrar a fé também, atuam em defesa dos interesses da sociedade. Segundo Nilton, a valorização do trabalho dos pescadores foi o ponto de partida em que se basearam os cerca de 30 integrantes do núcleo inicial que deu origem à formalização da Assopesca.
Parcerias, trabalho e continuidade
Nilton Machado também falou sobre os esforços empreendidos em favor da conquista do terreno e da posterior construção da sede da Assopesca. A entidade hoje está instalada numa imponente construção no Sahy. A sede atualmente abriga uma série de cursos e atividades, também abertas à comunidade em geral, ampliando significativamente o raio de ação da entidade. Nilton Machado acentuou que as parcerias foram as palavras de ordem para que se alcançasse tal feito.
O presidente Paulo Santanna, por sua vez, falou sobre a responsabilidade que herdou ao assumir o cargo. Comentou a continuidade do trabalho iniciado nos mandatos do primeiro presidente, Wladimir da Conceição Pereira, o hoje vereador Wlad da Pesca; e do antecessor, Nilton Machado. Santanna assegurou que se espelhar nesses exemplos foi a mola mestra para que conseguisse dar nova dimensão à entidade. Hoje a Assopesca participa de vários fóruns ligados à pesca, principalmente, mas, também a temas como meio ambiente, sustentabilidade, ação social e educacional.
Experiência a serviço dos pescadores
Santanna é técnico em meio ambiente e cursa o 4º período de Ciências Políticas. Já foi superintendente e diretor de Pesca de Mangaratiba, onde também atuou como coordenador de projetos na prefeitura. Ele acentuou que essas experiências foram fundamentais para que o seu trabalho à frente da entidade. Através dele, os pescadores da região se beneficiam em ações como a regulamentação de documentos como o Registro Geral de Pesca. O mesmo se verifica em processos relativos à aposentadoria e à obtenção do Seguro Defeso. A integra da conversa de Renato Reis com Paulo Santanna e Nilton Machado pode ser acompanhada pelo link https://www.youtube.com/live/CnaCR1_xaBA?si=NhI_6zeaOMy7_fuK.