Parceria leva serviços de saúde para moradores da Ilha Marambaia
Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura de Mangaratiba estabeleceu uma parceria estratégica com o Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM), em março deste ano, com o objetivo de fornecer serviços de saúde essenciais aos moradores do quilombo local. Em pouco mais de dois meses, mais de 100 atendimentos já foram realizados, alcançados em uma melhoria significativa nos cuidados de saúde das famílias quilombolas.
O projeto inovador disponibiliza atendimentos médicos, enfermagem, fisioterapia e odontologia no espaço de saúde do CADIM. Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas da Secretaria Municipal de Saúde está atendendo semanalmente na Ilha da Marambaia. São oferecidos cerca de 45 atendimentos por semana, incluindo consultas médicas, pediátricas, fisioterapia e serviços odontológicos.
QUALIDADE DE VIDA
Segundo o vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, responsável por estabelecer parceria com o CADIM, o projeto tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores do quilombo. “Tenho imenso orgulho de ter concretizado essa parceria entre a prefeitura e o CADIM. Este é um projeto antigo, que remonta à época em que eu era vereador, e estou ciente do impacto que está causando na vida dos moradores da ilha. Antes, eles precisavam sair de casa às 5h da manhã e passar o dia inteiro no continente para ter acesso a serviços de saúde mais especializados. Agora, com a integração do trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF) Ilhas e os serviços disponibilizados no CADIM, eles resolvem tudo próximo de casa, com atendimento ágil, facilitado e mais confortável”, afirmou.
O prefeito Alan Bombeiro também expressou sua satisfação com os resultados alcançados. Segundo ele, priorizar a oferta de atração e serviços aos moradores é uma das principais metas do governo. “É gratificante saber que podemos fazer essa diferença na vida dos moradores. Reconhecemos que os residentes da Ilha enfrentam mais dificuldades para acessar os serviços devido à necessidade de utilizar a embarcação, às condições do mar e outros fatores. Portanto, levar esses atendimentos até eles é de extrema importância para nós também”, destacou.