Parceria entre Marinha, UFRRJ e Receita Federal leva inclusão digital à Ilha da Marambaia
Doação de computadores transforma realidade de alunos da Escola Levy Miranda e fortalece cidadania digital na comunidade quilombola
Em uma importante iniciativa de inclusão digital e responsabilidade social, a Marinha do Brasil, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Receita Federal promoveram, no dia 30 de maio, a doação de computadores para alunos da Escola Municipalizada Levy Miranda, localizada na Ilha da Marambaia, em Mangaratiba.
A ação ocorreu no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim), unidade do Corpo de Fuzileiros Navais, e foi marcada por um forte espírito de cooperação entre instituições públicas e educacionais. A entrega faz parte do Programa 3Rs da UFRRJ, coordenado pelo professor Robson Mariano, que transforma aparelhos de TV Box, apreendidos pela Receita Federal, em minicomputadores funcionais.
A Receita Federal, representada pela superintendente adjunta da 7ª Região Fiscal, Mônica Paes Barreto, e pela representante do programa Receita Cidadã, Carolina Rique Nepomuceno de Freitas, foi responsável por repassar os equipamentos apreendidos. A equipe da UFRRJ realizou a reconfiguração dos dispositivos, adaptando-os para uso educacional.
O Cadim forneceu suporte logístico essencial, como transporte por embarcação, viaturas, alimentação e auxílio técnico na entrega dos equipamentos. A instalação dos computadores nas residências dos estudantes será realizada por técnicos da universidade, com o apoio da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), representada pelo diretor Fábio.
Durante a cerimônia de entrega, a diretora da escola, Roseane Fernandes da Silva, destacou a relevância do projeto: “Estamos muito gratos pela doação desses computadores. Isso vai ajudar muito a melhorar a educação dos nossos alunos”.
A iniciativa é mais um exemplo de como o poder público, instituições de ensino e as Forças Armadas podem atuar em sinergia para promover educação, cidadania e inclusão digital em comunidades com acesso limitado à tecnologia.