CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Papo de Responsa: programa da Polícia Civil nas escolas inicia agendamento de visitas em Itaguaí em dezembro

Itaguaí já estava em conversas com o Papo de Responsa havia algum tempo, mas só agora trabalha com datas para implementar, de fato, o projeto da Polícia Civil do Rio de Janeiro para conscientização de jovens sobre temas delicados. Em entrevista ao ATUAL, o subsecretário de segurança pública Jorge Henrique garantiu que o agendamento das visitas dos policiais aos colégios começa em dezembro, para que as palestras cheguem a alunos das 59 escolas municipais no início do ano letivo de 2023.

Em suma, o Papo de Responsa – que o coordenador e Inspetor de Polícia Roberto Chaves fundou em 2012 – consiste em encontros entre agentes da Polícia Civil e estudantes do 9º ano dentro das próprias instituições de ensino. Nas palestras, os policiais tratam de assuntos pertinentes à adolescência, como os perigos presentes na Internet, bullying, violência, abuso sexual e prevenção às drogas – além de explicar, a fim de se aproximar dos jovens, o papel do ofício da polícia na sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa se divide em dois momentos. No primeiro, o encontro acontece entre policiais e professores com o intuito de identificar quais são os temas e situações mais recorrentes naquela determinada escola.

Em um outro momento, os agentes conversam com os adolescentes para uma conversa franca, porém, leve e descontraída, para que haja uma afinidade entre as duas partes: “A ideia é mostrar o melhor caminho para os jovens e reduzir o envolvimento com a prática de crimes”, acrescenta o subsecretário Jorge Henrique.

REUNIÃO

A definição sobre o início dos agendamentos de visitas a partir de dezembro se deu em uma reunião na segunda-feira (17), no Teatro Municipal de Itaguaí. Estiveram presentes, além de Jorge Henrique, o secretário de Segurança Pública Gilson Stutz, a secretária da pasta Fabiane Barreto, o comissário da polícia civil Wagner Ricardo, a Inspetora de Polícia Civil Érica Falcão e Vitor Borges, Diretor de Educação para o Trânsito em Itaguaí – além de Diretores da Rede Municipal de Ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O subsecretário Jorge Henrique destaca que o Papo de Responsa em Itaguaí – que nasce de um trabalho em conjunto entre a prefeitura e a Câmara Municipal – não terá um número exato de palestras dentro de um período específico, como uma semana ou um mês: “O colégio que tiver interesse só precisa solicitar a visita”.  

Agentes da Guarda Municipal de Itaguaí também atuam no programa Ronda Escolar (Divulgação)

OUTROS PROGRAMAS

Antes da chegada oficial do Papo de Responsa, Itaguaí já conta com outros dois programas em andamento que envolvem ações em escolas – ambos com início neste ano. Um deles é o Ronda Escolar, no qual agentes da Guarda Municipal e do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) fazem visitas periódicas aos colégios para diversas ações. Por exemplo, inibir a presença de alunos do lado de fora; conversar nas salas de aula sobre disciplina; e consultar a direção sobre eventuais necessidades.  

Já no Educação para o Trânsito, a subsecretaria de segurança pública vai às unidades de ensino acompanhada do Diretor de Educação para o Trânsito e de dois agentes de trânsito para dar orientações sobre responsabilidade no trânsito aos alunos – inclusive para que eles possam repassá-las aos pais e responsáveis.  

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com