Operação Virada Ambiental remove construções irregulares em Itacuruçá
Ação da Prefeitura de Mangaratiba desmonta obras ilegais, combate invasões e reafirma fiscalização ambiental no município
Em mais uma etapa da Operação Virada Ambiental, a Prefeitura de Mangaratiba intensificou o combate às construções irregulares em Itacuruçá nesta terça-feira (13). De acordo com a Prefeitura, três edificações ilegais foram demolidas, além de uma ponte de madeira e um muro erguido em área de invasão às margens da RJ-014.
A ação foi motivada pelo descumprimento de embargos anteriores, exigindo a formação de uma força-tarefa intersecretarial. Segundo a Prefeitura, todas as estruturas demolidas já haviam sido interditadas, mas sofreram ampliações ilegais, desrespeitando as determinações da fiscalização ambiental.
Durante a operação, agentes municipais foram hostilizados por invasores, que chegaram a agredir servidores públicos e arremessar ferramentas contra as equipes. Apesar da resistência, a operação foi concluída com sucesso.
Os responsáveis foram notificados, os embargos reaplicados e dezenas de equipamentos foram apreendidos — entre eles, britadeiras, marretas, martelos, furadeiras, máquinas de solda e cavadeiras.
A Virada Ambiental é uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Obras e Infraestrutura, Segurança e Trânsito, com apoio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal. A iniciativa busca combater o uso irregular do solo público, crimes ambientais e construções em desacordo com as leis urbanísticas da cidade.
Leia mais: Operação embarga obras irregulares em Conceição de Jacareí
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.