CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Operação flagra crimes ambientais cometidos por líder religioso em Seropédica

Ação apreendeu maquinário pesado e resultou em um responsável conduzido à Delegacia

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) deflagrou, ontem (1°/10), operação contra desmatamento e extração mineral ilegal, crimes ambientais, em Seropédica.

A ação surgiu a partir de imagens de satélite em um alerta do Programa “Olho no Verde”. De acordo com as investigações, o terreno fiscalizado faz parte de um loteamento religioso comandado por um líder religioso, que chefiava as atividades irregulares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As equipes de fiscalização da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) embargaram a área onde ocorreram os crimes ambientais. Na localidade os agentes constataram os crimes de desmatamento, corte total de áreas de morro, extração irregular de terra e movimentação do solo. A equipe flagrou também vários pontos de extração irregular de saibro e argila.

Questões de ilegalidades com o meio ambiente em Seropédica são frequentes. Recentemente, policiais federais com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE) e de fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), cumprem dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, no município de Seropédica, na Baixada Fluminense, e na Barra da Tijuca/RJ. 

Em agosto de 2023, uma ação conjunta entre a PF e o INEA constatou que um areal, sem ter qualquer licença ou autorização, estava em plena atividade, com a presença de maquinários como dragas flutuantes, caminhões, tratores, retroescavadeiras e silos. Na ocasião, diversos equipamentos foram apreendidos.

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS: HOMEM É PRESO POR CRIME AMBIENTAL EM SEROPÉDICA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Todo e qualquer crime ambiental cometido no Estado será coibido dentro das medidas cabíveis de acordo com a nossa legislação. A secretaria e o Inea não descansarão nesta missão e encorajam que todas as pessoas denunciem práticas que causam danos à nossa biodiversidade, à população e ao território fluminense”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Os crimes aconteciam com o auxílio de maquinário pesado, como retroescavadeira e escavadeira hidráulica. Ao todo aproximadamente 4 hectares foram suprimidos, o que equivale a seis campos de futebol.

O maquinário foi apreendido e o responsável conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. Os agentes lavraram um auto de constatação por supressão de vegetação, corte de talude e extração mineral sem licença.

Como denunciar

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). No aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, os usuários com sistema operacional Android ou iOS, podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a zona oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com