CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Oficina de sementes promove educação ambiental em Itaguaí

Projeto “Amigos do Guandu” leva conhecimento sobre Mata Atlântica e cultura indígena para alunos da rede municipal

Alunos da Escola Municipal Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, em Itaguaí, participaram nesta quarta-feira (13) de uma atividade educativa promovida pelo projeto “Amigos do Guandu”, em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A oficina de sementes faz parte do programa “Replantando Vida” e teve como foco a educação ambiental dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre os diferentes processos de propagação das sementes, como os realizados por animais e pelo vento, destacando espécies nativas da Mata Atlântica. A equipe do “Replantando Vida”, que acumula 22 anos de experiência, abordou ainda o ciclo de plantio de mudas e a importância da preservação das árvores para garantir a produção de água. Apesar do mau tempo, que impediu o plantio na escola, a oficina proporcionou uma experiência enriquecedora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apresentação do do indígena Irapuã Tupinambá, da Aldeia Maracanã e da tribo Pataxó.
Os alunos também ficaram encantados com o indígena Irapuã Tupinambá, da Aldeia Maracanã e da tribo Pataxó, em Paraty

Um dos momentos mais marcantes foi a participação do indígena Irapuã Tupinambá, da Aldeia Maracanã e da tribo Pataxó, em Paraty. Funcionário da Cedae e integrante do “Replantando Vida”, Irapuã abordou com os estudantes histórias e práticas culturais indígenas, ressaltando a relação de seu povo com a natureza. Ele também entoou cânticos tradicionais e apresentou objetos típicos, como o instrumento Maracá, encantando as crianças.

LEIA MAIS: ITAGUAÍ RECEBE PROGRAMAÇÃO EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A parceria entre os “Amigos do Guandu” e o “Replantando Vida” chega ao seu terceiro ano consecutivo e se estende a outras instituições. No próximo dia 22, a Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, em Paracambi, será beneficiada com a mesma iniciativa. “Este escritório é fundamental para que as crianças se familiarizem com a realidade da preservação ambiental e, quem sabe, se tornem futuras guardiões das florestas e do Rio Guandu”, afirmou Irapuã Tupinambá.

O projeto conta com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados ​​SA (Nuclep), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além das prefeituras de Itaguaí e Paracambi. As atividades do “Amigos do Guandu” seguirão até dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com